Você já pensou em fazer selagem capilar? É um procedimento que ajuda a manter o cabelo saudável novamente após a química ou de danos diários, como o uso do secador e da chapinha. Mas, por trás desse tratamento capilar existem muitas dúvidas: a selagem pode alisar o cabelo? Leva química? A técnica pode ser feita em casa? O DermaClub conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, que esclareceu cinco perguntas sobre o assunto.

A selagem capilar pode alisar os cabelos?

De acordo com a médica a selagem capilar não tem a função de alisar os cabelos. O procedimento apenas garante a melhora da hidratação e textura dos fios, que são restaurados depois da aplicação da queratina. “O alisamento só acontece quando o tratamento é associado com algum produto específico para esta finalidade, como formol, tioglicolato de amônia ou etanolamina”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

A selagem capilar tem alguma química?

Não. Muito pelo contrário! Por ser um procedimento altamente indicado para cabelos que acabaram de passar por algum tipo de química, a selagem não possui nenhuma substância que cause esse efeito. A Drª Gabriella conta que cabelos tratados quimicamente possuem perda do lipídio 18-MEA, que tem a função de manter o cabelo hidratado. “A única maneira de repor esta perda é fornecendo queratina, ingrediente principal na selagem capilar. Ela ajuda a encapar os fios e impede que haja perda de água”, ressaltou.

A selagem capilar pode quebrar o cabelo?

Verdade, mas só se o procedimento for feito de maneira errada. Quando colocamos queratina demais ou deixamos agir por muito tempo no cabelo, a fibra endurece demais, fazendo com que o fio quebre. Para garantir que a selagem seja feita de forma segura e com qualidade, procure um cabelereiro de sua confiança

O procedimento de selagem capilar pode ser feito em casa?

Sim, mas só com orientação de um profissional de beleza especializado. A Dermatologista explica como o procedimento pode ser feito em casa: “Use um shampoo de limpeza profunda para remover toda a sujeira e abrir as cutículas. Em seguida, aplique um condicionador que possa acrescentar uma carga positiva aos cabelos para que se moldem melhor. Logo depois aplique a queratina sobre o cabelo e utilize a prancha para ajudar a fechar as cutículas com o calor provocado por ela”, explicou.

A selagem capilar deve ser feita com que frequência?

Isso vai depender do estado do seu cabelo. O efeito da selagem costuma durar por até três meses, dependendo da quantidade de vezes que você lava o cabelo.

Dermatologista:

Drª. Gabriella Albuquerque // CRM: 52.71503-4

A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.