Boletos para pagar, terminar aquele projeto da faculdade, dar conta do seu trabalho e ainda lidar com as emoções. De fato, são muitas preocupações que você precisa encarar todos os dias. Mas chega uma hora que não aguentamos mais. O corpo começa a se desgastar e a mente não consegue mais relaxar, lotada de responsabilidades. Tudo isso acaba causando um quadro de exaustão mental. A partir daí, sérios problemas podem afetar sua saúde emocional, como o estresse e a depressão. Mas, calma, é possível evitar esse cenário praticando algumas medidas simples. O DermaClub mostra para você!

Durma bem

Especialistas afirmam (e não é mais novidade): jovens e adultos devem dormir entre 7 e 9 horas por dia para garantir uma boa saúde. Porém, mais do que a duração, é a qualidade que o hábito precisa ter. Por isso, preze sempre por um local confortável, tranquilo e com luzes apagadas. Assim, conseguimos ter um sono reparador e acordar com mais disposição para encarar o dia.

Desconecte-se

A exaustão mental também pode estar relacionada ao acesso excessivo dos mobiles. De acordo com um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 70% das pessoas que vivem em cidades grandes se queixam de uma noite ruim de sono. Uma das principais causas são os elementos excitantes, capazes de atrapalhar o descanso, como a televisão, o computador e o celular. Para ter uma boa noite de sono e um dia produtivo, é necessário desligar esses aparelhos, inclusive as luzes do quarto. Somente no escuro, o nosso cérebro consegue descansar.

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Faça atividades físicas

Quando estamos cansados, a primeira coisa que abrimos mão são os exercícios físicos. No entanto, pular essa etapa tão importante só agrava o estresse. Segundo pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, investir 20 minutos do seu dia em atividades físicas moderadas fornecem mais energia para o resto da rotina. Aliás, a prática também é famosa por melhorar o desânimo emocional, já que os hormônios do prazer - endorfina e serotonina - são liberados, deixando a mente bem relaxada.

Encare o dia com uma boa playlist

Seja no trabalho, no transporte público ou fazendo alguma tarefa da faculdade, não há nada melhor do que encarar o dia com uma boa playlist. Apostar em uma trilha sonora com músicas relaxantes e que você goste, e deixe a mente relaxada para focar nas atividades propostas para o dia.

Experimente terapias alternativas

Uma descoberta recente, feita pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que terapias alternativas, como yoga e acupuntura, podem acabar com o cansaço mental, aumentando a rapidez do raciocínio e a retenção de informações. Outra prática importante é a meditação, que reduz o estresse, a ansiedade, insônia e melhora a qualidade de vida.