Muitas pessoas ficam na dúvida entre tantas opções de texturas disponíveis no mercado, mas para cada tipo de pele existe sempre a ideal. Para as oleosas, por exemplo, o melhor é optar por consistências leves e suaves, mas se forem extremamente secas, não tenha medo de abusar da hidratação com produtos em versão creme. A dermatologista Daniela Pimentel, de São Paulo, comentou sobre o aspecto de cada uma e as indicações de uso. Confira!

Melhores texturas para quem tem pele oleosa: atenção redobrada!

Dra. Daniela indica que, para as peles mistas e oleosas, o melhor é optar por veículos mais leves, como gel-creme ou serum.

- Gel: material viscoso, transparente ou não e geralmente composto basicamente por água. Promove sensação de pele limpa e não obstrui os poros.

- Gel-creme: material viscoso, composto por uma mistura entre um creme e um gel. Possui uma proporção equilibrada de modo a não deixar a pele oleosa.

- Serum: produto quase líquido, leve e suave. Possui rápida absorção e penetra de forma imperceptível na cútis.

Consistências cremosas para peles secas: hidratação acima de tudo

Para as peles secas, Dra. Daniela afirma que a melhor alternativa está nas versões em creme.

- Creme: denso, hidratante e resistente. É rico em óleos que auxiliam a hidratar intensamente a pele.

- Bálsamo/baume: cremoso. Não deixa a pele pegajosa, além de acalmar e nutrir.

- Óleo: hidrata e nutre o corpo. Auxilia no desequilíbrio provocado por agentes externos.

Descubra produtos democráticos que funcionam com todos os tipos de pele

Existem, ainda, produtos que atendem necessidades gerais de todos os tipos de pele. São eles:

- Mousse: são emulsões bifásicas, a fase interna é composta por um gás e a externa por um líquido, lembrando a consistência de uma espuma.

- Loção: possui água como veículo. Muito acessível em produtos como tônicos e pré/pós-barba.

- Tônicos: fácil de espalhar pelo rosto e alta absorção. Possuem diversas finalidades desde equilibrar o pH até auxiliar na limpeza profunda da pele.

Somente o seu dermatologista poderá indicar o produto ideal para o seu tipo de pele. Marque uma consulta e comece já a sua rotina de cuidados!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.