Quando pensamos em cuidados especiais com os cabelos, automaticamente, nos vem à cabeça produtos para mantê-los hidratados e brilhosos, como shampoos, condicionadores e cremes para hidratação. No entanto, a saúde das madeixas também está relacionada a alguns hábitos do dia a dia, como escovar de forma correta e, até mesmo, ingerir bons nutrientes. Fique atenta às dicas e dê adeus à fraqueza dos fios!

Mantenha os seus cabelos limpos e saudáveis

Todos os dias, cerca de 100 fios caem. Ou seja, se não houver uma queda excessiva, não há nenhum problema grave relacionado. Mas, sabia que higienizar o cabelo corretamente também colabora para que as madeixas não se desprendam da raiz? Quando não lavamos a cabeça por muitos dias, o couro cabeludo fica sujo por mais tempo, e é essa sujeira acumulada agrava a queda capilar.

Escolha a escova de cabelo correta

Na hora de comprar uma escova de cabelo, você já pensou em como ela age nos fios? Alguns modelos podem agredir as madeixas, deixando-as com aspecto quebradiço. Por isso, é indicado o uso de escovas que possuem pinos com bolinhas de massagem na ponta - que são responsáveis por proteger o couro cabeludo, além de oferecer mais suavidade para desembaraçar.

Não prenda os fios enquanto eles estiverem molhados

Manter o couro cabeludo molhado durante muito tempo pode causar fungos e favorecer o surgimento de caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar queda. Dessa forma, evite fazer coques ou rabos de cavalo enquanto as madeixas estiverem úmidas. Caso queira estilizá-las, seque-as com secador previamente.

A alimentação também é essencial para manter o cabelo saudável

Uma alimentação saudável é fundamental para fortalecer os fios e estimular o seu crescimento. Assim, alguns nutrientes específicos são essenciais para serem inseridos na dieta: sais minerais (zinco, cálcio, selênio e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), além de proteínas e grãos integrais.

Fique atenta a esses cuidados para manter a saúde dos cabelos por completo!