As sobrancelhas exercem papel fundamental na harmonia da face e são peças-chave para um olhar marcante. Por isso, a região precisa e merece atenção. O DermaClub conversou com a Dra. Isadora Rosado, dermatologista na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, que explicou como cuidar da área, qual a importância dos cuidados, e concedeu dicas de como minimizar o efeito visual das falhas. Confira a entrevista!

Entenda por que é importante cuidar das sobrancelhas

Segundo a médica, as sobrancelhas merecem receber cuidados especiais pois estão em destaque e fazem toda a diferença no olhar das pessoas. “É importante prestar atenção na hora de retirar os pelos, já que removê-los de forma errada pode acabar ocasionando falhas permanentes. Além disso, respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias para a manutenção do design também é uma dica valiosa”, explicou.

Descubra quais os tratamentos mais indicados para a área

A dermato explicou que a hidratação dos fios é um recurso muito importante. “Manter a sobrancelha hidratada favorece o crescimento dos pelos, além disso indicamos produtos à base de minoxidil, brimatoprosta e lanatoprosta - medicações usadas para glaucoma -, que também estimulam o desenvolvimento”, esclareceu, afirmando que esses ativos também são utilizados para o alongamento dos cílios.

Saiba por que existem falhas nas sobrancelhas e como disfarçá-las

De acordo com a Dra. Isadora, as falhas podem acontecer por diversos motivos. “Elas podem ser genéticas, secundárias a trauma - cirúrgico, depilação ou acidente - ou causadas por alopecia areata - queda dos fios em determinada região. Além disso, o ato de coçar também pode ocasionar o hiato”, explicou. Já no caso de áreas que foram atingidas por um corte e precisaram ser reparadas com pontos, o que provoca o não surgimento dos pelos é a parte de tecido extraído - as raízes do folículo são perdidas, impedindo o crescimento.

Para disfarçar as falhas, a médica afirma que a forma mais segura e simples é por meio da maquiagem. “Lápis e géis específicos para a área, além de sombras, devem andar sempre com quem acredita ser necessário esconder as falhas. Mudar o design das sobrancelhas também pode ajudar a região entrar em harmonia e a falha passar despercebida”, pontuou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.