Não é nenhuma novidade que higienizar a pele é fundamental para mantê-la sempre bonita e, principalmente, saudável. Por isso, é preciso remover por completo a maquiagem do rosto antes de dormir. Mas qual o melhor produto para promover a limpeza ideal? Pensando nisso, o DermaClub te explica o que são e como agem o demaquilante e a solução micelar - também conhecida como água micelar -, dois dermocosméticos indicados para esta função. Confira!

Dermatologista explica a importância de remover a maquiagem do rosto

Segundo especialistas, os produtos de make podem obstruir os poros, favorecendo a irritação da área e a produção de oleosidade. Além disso, o risco de infecções na área ao redor dos olhos aumenta. “O acúmulo de cosméticos também favorece o surgimento de acne, dermatite seborreica e acelera o envelhecimento da pele”, explicou a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba.

Descubra o que é a solução micelar e como ela age na pele

A solução ou água micelar remove as impurezas e resíduos depositados no rosto sem agredir, respeitando o equilíbrio fisiológico da região. O produto é livre de óleo e garante a limpeza e a tonificação da face. Isso só é possível devido à sua formulação, que apresenta tecnologia micelar: ativos não-iônicos, estáveis e neutros, que se unem e formam as micelas com afinidade por moléculas de sujeiras, oleosidade e maquiagem. Por ser um dermocosmético de alta tolerância, é ideal para peles sensíveis ou reativas.

Saiba o que é o demaquilante e como ele deve ser usado

Já o demaquilante é um produto específico para região do rosto, e é indicado para remover bases, corretivos, blushes e cosméticos mais difíceis de limpar, como delineador, máscara de cílios e batons muito pigmentados. Para cada caso são indicadas texturas diferentes:

- Para os olhos: são geralmente mais ‘pesados’, como as versões bifásicas e oleosas;
- Para o rosto: existem produtos aquosos, em creme, loções e até lenços.

O mais importante antes de escolher o seu dermocosmético é saber qual o seu tipo de pele! Converse com um médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia para tirar todas as suas dúvidas e passar por uma avaliação.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.