Quem fez tatuagem recentemente pode perceber que, após alguns dias, o desenho fica com uma textura diferente e, por fim, começa a descascar. Para entender melhor porque isso acontece e qual a melhor forma de cuidar dessa pele sensibilizada, o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Mesquita, do Rio de Janeiro. Veja só!

Por que a tatuagem descasca depois de uns dias?

Segundo a dermatologista, trata-se de um processo natural de cicatrização, em que as células da pele se renovam e as antigas são descartadas. “É como o processo realizado pela pele depois de estar excessivamente exposta ao sol - gera-se uma nova pele para eliminar aquela que morreu. Na tatuagem, é a mesma coisa. A pele passa por um processo de renovação, causando a troca do tecido”, explicou a médica. A Drª Carolina ainda acrescentou que não há o que fazer contra isso, e que o processo se pode estender até um mês. “Em alguns casos, é necessário retocar o desenho da tatuagem”, afirmou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Posso remover a casquinha da tatuagem? É seguro?

Assim como a crosta de uma espinha ou ferida, pode ser bastante tentador remover a casquinha da tatuagem. No entanto, de acordo com a dermatologista Carolina Mesquita, é importante não fazer isso. “É normal que a tatuagem recente descasque, faz parte do processo. Se você puxar as casquinhas, é possível que a tinta saia junto, levando à necessidade de um retoque mais tarde”, atentou.

Como cuidar da tatuagem em processo de cicatrização?

A tatuagem em cicatrização é como se fosse uma ferida aberta. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar que esta infeccione ou inflame. Confira as dicas da dermatologista para otimizar a cicatrização:

- Evite coçar, já que isso pode comprometer a cicatrização e também o desenho;
- Não gere atrito ao lavar com sabonete;
- Deixe secar ao ar livre depois de lavar, ou dê leves batidinhas com a tolha;
- Lave 3 vezes ao dia, no mínimo;
- Aposte em cremes com ativos cicatrizantes para proteger, hidratar e aliviar a coceira.
- Use água termal

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.