As tatuagens são cada vez mais comuns entre pessoas das mais diversas faixas etárias. Sejam elas no estilo old school, aquareladas, botânicas, frases ou mesmo a representação de ídolos ou pessoas especiais, quem as carrega para o resto da vida deve ter alguns cuidados especiais! O preparo da pele e o processo de cicatrização merecem atenção para que o seu desenho fique bonito do jeito que você sempre desejou. O DermaClub separou algumas dicas para quem tem ou está pensando em fazer uma tattoo. Confira!

Descubra por que é preciso preparar a pele para fazer uma tatuagem

A tatuagem é como um ferimento na pele, por isso, é importante escolher um profissional responsável e de confiança para realizar o trabalho. Fazer o teste em determinada região do corpo ajuda a certificar que o corpo não irá reagir aos materiais utilizados. Além disso, a região escolhida não deve estar bronzeada ou com algum tipo de lesão e a dica valiosa é hidratar a pele, pois a prática irá garantir mais firmeza e maciez à região.

Os primeiros cuidados são muito importantes para a cicatrização

Assim que a sessão termina, a área tatuada está muito sensível e suscetível à bactérias. Confira as dicas que o DermaClub separou para você lidar com essa situação:

- É importante utilizar, por alguns dias, o filme plástico para proteger a região;

- Para a higienização, sabonetes antissépticos e sem perfume são os mais indicados, pois o risco de irritação é menor e a limpeza é profunda;

- Outro produto interessante para o processo é a pomada com ativos cicatrizantes. "O ideal é que o tratamento seja iniciado enquanto o machucado ainda é recente. Ativos hidratantes, com ação antibiótica específica ou a base de pantenol são ótimas opções", afirmou a dermatologista Mariane Périssé, do Rio de Janeiro.

É importante se proteger do sol e da ação da radiação

A radiação solar pode alterar cores e formas da tatuagem e ainda interferir na cicatrização, isso tudo devido a ação nociva que possui sobre a pele. O ideal é aplicar filtro de FPS maior ou igual a 30 em toda área. Os protetores infantis, específicos para pele sensível, são ideais para essas situações, pois são mais aderentes e irritam menos. Além disso, roupas, chapéus, luvas e sapatos fechados oferecem barreira física.

Enfrente as tentações para garantir a tattoo perfeita

É comum que os novos desenhos provoquem coceira durante a cicatrização, mas é preciso se segurar. Coçar e retirar as casquinhas que se formam por cima da tatuagem pode deformá-la e deixar a pele vulnerável à infecções. Outras tentações que devem ser evitadas são os alimentos gordurosos e condimentados - como hamburgueres, presunto, chocolate e frituras -, que podem causar alergias no local tatuado e interferir na cicatrização.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.