Dermaclub
O máximo de vantagens para você e sua pele

Tipos de manchas escuras na pele: saiba quais são e como identificar cada uma (infográfico)

As manchas na pele são problemas bastante incômodos para muitas pessoas. Existem vários tipos dessas marcas que podem aparecer de diversas formas e com características bem diferentes. Mas como podemos identificar cada uma delas? O DermaClub preparou um infográfico, que explicou os principais aspectos dessas manchas. Veja só!

Manchas de acne

São marcas que permanecem após a cicatrização de espinhas. Juntando o processo inflamatório da acne com a tendência própria do paciente de produzir melanina na pele, acaba formando a pigmentação pós-inflamatória, as manchas de acne. Elas podem ser da cor roxa, vermelha ou até marrom.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Melanoma

Manchas de diversos tamanhos, cores, texturas, que manifestam o câncer de pele. É o tipo mais raro e grave da doença. Essa marca pode surgir de repente ou a partir de uma pinta ou sinal antigo e, assim, se transformar no tumor. O maior motivo para o aparecimento do melanoma é o excesso de radiação solar na pele sem proteção.

Sardas (efélides)

Manchas que surgem em quem tem predisposição genética e, especialmente, em quem tem sensibilidade ao sol. São pequenas marcas pigmentadas, avermelhadas ou marrons claras, que surgem geralmente em indivíduos de pele clara e ruiva, principalmente de fototipos mais baixos. Elas aparecer aos 2 a 3 anos de idade, aumentando durante a adolescência e, muitas vezes, sumindo parcialmente na maturidade.

Melasma

Manchas hormonais - da gravidez ou do uso de anticoncepcionais - causadas pela exposição solar. É uma marca escura, com tonalidade marrom, que aparece geralmente no rosto e em alguns lugares do corpo como braços, pescoço e colo. O problema surge devido ao aumento da atividade de melanócitos - células produtoras de melanina.

Melanose solar

Marcas escuras que aparecem na pele por conta do acúmulo de danos solares ao longo dos anos. Elas podem aparecer no corpo inteiro, inclusive nas regiões mais expostas: colo, braços, rosto e mãos são locais bem habituais para o surgimento dessas manchas, que se manifestam a partir dos 40 ou 50 anos de idade.

Publicado em: Segunda-feira 24 de dezembro de 2018 - 12h55

0
0
0
0