A limpeza é a primeira etapa na rotina de cuidados com a pele. Além deixar a região limpa, esse ritual protege contra a oleosidade excessiva, o acúmulo de resíduos, o entupimento dos poros e a formação de lesões de acne (cravos e espinhas). A solução micelar e o tônico são dois dos protagonistas desta etapa, mas você sabe qual é a diferença entre eles? O DermaClub conversou com a dermatologista Giselle Sanches, de São Paulo, que esclareceu o assunto.

Solução micelar: limpeza de pele suave que também ajuda a remover maquiagem

Para que serve?

De acordo com a médica, a função principal da solução micelar é limpar a pele do rosto removendo os resíduos de poluição, poeiras, partículas e oleosidade que são acumuladas na região durante o dia. “Essas impurezas podem entupir os poros e ocasionar lesões de acne e cravos. Além disso, a solução micelar ajuda a reequilibrar o pH da pele, a entregar um efeito hidratado ao mesmo tempo que sequinho, além de agir como um demaquilante ao remover maquiagens leves e à prova da água - no caso da versão bifásica - mesmo sem precisar de enxágue”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Recomendação: a solução micelar é recomendada e bem aceita por todos os tipos de pele. Isso porque o produto não contém álcool ou conservantes e é composto por micelas - poderosas moléculas que absorvem e eliminam as sujeiras da pele.

Tônico: limpa os resíduos, remove a oleosidade e controla o surgimento da acne

Para que serve?

Já o tônico limpa, é mais voltado para reduzir a oleosidade da pele, podendo conter álcool e substâncias adstringentes. Contudo, a Drª Giselle explica que existem dois tipos de tônicos: “O tradicional e o adstringente. O primeiro remove as impurezas, equilibra o pH e fortalece o tônus, enquanto o segundo reduz a oleosidade do rosto e diminui a produção de sebo”, revelou.

Recomendação: O tônico adstringente é indicado para peles mistas a oleosas e deve ser evitado por quem tem a pele seca.

Conclusão: qual é a diferença entre os dois produtos?

A dermatologista conclui que: “A diferença entre solução micelar e tônico é que a primeira remove impurezas sem irritar ou agredir a pele, é ideal para pele sensível já que é isenta de conservantes e agentes químicos, e uma alternativa ao demaquilante. O segundo trata a pele, auxilia no tratamento de acne, revitaliza a região, remove os resíduos acumulados nos poros e elimina as toxinas”, finalizou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.