Você sabia que alimentação e beleza têm tudo a ver? Deixar o corpo e a pele bonitos nem sempre é tarefa fácil. Apesar das indústrias cosmética e farmacêutica nos ajudarem com produtos eficazes, um estilo de vida mais saudável colabora não só para um organismo em dia, como também para um visual radiante. “Comer de forma equilibrada, priorizando frutas, legumes, verduras e cereais integrais contribui positivamente para cabelos, unhas e pele mais saudáveis, devido à oferta de nutrientes”, comentou a nutricionista funcional e personal chef Yasmin Gonzalez, do Rio de Janeiro.

Segundo a expert, um dos elementos que não pode faltar são os antioxidantes. “Eles são compostos encontrados nos alimentos, que protegem e reparam as células dos radicais livres”, afirmou. Saiba mais abaixo!

Descubra os efeitos nocivos dos radicais livres para a pele e organismo

Todos os dias nossa pele e corpo entram em contato com agressores ambientais, como a poluição e a radiação solar. Esses fatores levam à formação de radicais livres, moléculas instáveis altamente reativas, que danificam as células saudáveis e atrapalham o funcionamento normal do organismo. Assim, causam o envelhecimento prematuro e ainda promovem o aparecimento de rugas, linhas finas e manchas. Por isso, é tão importante prevenir a ação desses radicais livres.

Conheça 10 alimentos antioxidantes para incluir na dieta já!

A nutricionista revelou quais sãos os alimentos que concentram maior quantidade de antioxidantes:

1) Açaí: “Uma das frutas com maior poder antioxidante, além de ser rico em proteína, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, ferro, fósforo, cálcio e potássio.”

2) Cacau: “Possui alta concentração de polifenóis, que neutralizam os radicais livres gerados pela radiação UVA e UVB.”

3) Berries (mirtilo, morango, amora): “São ricas em fitoquímicos e ácido elágico (polifenol), substâncias altamente antioxidantes”.

4) Romã: “Repleta de flavonóides e ácido elágico, importantes na saúde da pele.”

5) Uva roxa: “Contém resveratrol, ativo presente em dermocosméticos, que é um poderoso antioxidante.”

6) Gojiberry: “Por ser de fonte de vitamina C é um ótima fonte de proteção da pele.”

7) Canela: “Além de ter propriedades antioxidantes, é um excelente termogênico.”

8) Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas): “Boas fontes de vitamina E, que além de colaborarem para a nutrição, também possuem antioxidantes.”

9) Cúrcuma (açafrão da terra): “Os curcuminóides são os responsáveis pela ação antioxidante, protegendo o organismo dos danos oxidativos.”

10) Chá verde: “Rico em polifenóis, como a catequina, com excelente ação de prevenção dos radicais livres.”

Yasmin Gonzalez ensina a fazer um suco embelezador superantioxidante

Uma das alternativas para incluir alimentos antioxidantes na rotina são os sucos. Repletos de nutrientes, eles concentram, de uma vez só, diversos elementos. Confira a receita elaborada pela nutricionista, que aconselha que a bebida seja ingerida logo após o preparo:

Ingredientes:

- ½ polpa de açaí congelada
- ½ xícara de chá suco de uva integral
- 6 morangos
- 1 colher de café de cacau em pó
- 1 rodelinha de gengibre

Como fazer:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir.

Inclua os alimentos antioxidantes em sua rotina alimentar e garanta uma pele bonita e saudável!