Muitas vezes, encaramos uma série de procedimentos estéticos para combater os efeitos do envelhecimento da pele. Embora seja inevitável evitar os danos do tempo, é possível manter o rosto rejuvenescido por muito mais tempo. Basta apostar em um bom tratamento anti-idade com produtos e procedimentos corretos indicados por um profissional qualificado. Pensando nisso, o DermaClub reuniu seu time de dermatologistas para recomendar a melhor rotina de cuidados para você. Veja só!

1. O que é um tratamento anti-idade?

É aquele tratamento que pode ser feito para tratar ou prevenir os sinais do envelhecimento da pele, como rugas, flacidez, manchas e linhas de expressão. Ele é baseado em uma rotina de cuidados, com produtos formulados com ativos anti-idade em altas concentrações e eficácia comprovada, mas também pode haver, se necessário, procedimentos clínicos estéticos, como peelings, lasers, preenchimentos, entre outros.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Sinais que indicam a necessidade de um cuidado anti-idade

- Perda de viço;
- Ressecamento da pele;
- Flacidez;
- Surgimento de pequenas linhas finas de expressão perto dos olhos, próximo à boca e na testa, por exemplo;
- Formação de rugas profundas e gravitacionais;

3. Conheça os principais ativos anti-idade

- Vitamina C;
- Vitamina E;
- Retinol;
- Ácido hialurônico;
- Ácido glicólico;
- Ácido tranexâmico.

4. Alimentos anti-idade para inserir na sua dieta

- Beterraba: desintoxica e previne a pele de ficar opaca
- Blueberry: antioxidante que neutraliza os danos dos radicais livres
- Abacate: a gordura da fruta ajuda a hidratar a pele
- Limão: sua vitamina C ajuda na produção das fibras de colágeno
- Batata doce: possui betacaroteno que se transforma em vitamina A, deixando a pele mais macia

5. Produtos anti-idade para incluir na rotina de cuidados com a pele

- Protetor solar com alto FPS;
- Sérum antioxidante;
- Um ácido renovador como o glicólico ou o retinol;
- Hidratantes com ácido hialurônico;
- Gel de limpeza que promove higiene profunda, com ativos renovadores para melhorar a qualidade da pele e sem sabão para não agredir a mesma.

6. Procedimentos que ajudam no tratamento anti-idade

- Ultrassom microfocado;
- Radiofrequência;
- Infravermelho.
- Toxina botulínica;
- Preenchedores, como o ácido hialurônico;
- Lasers fracionados;
- Microagulhamento;
- Luz intensa pulsada;
- Peelings químicos.
- Laser de CO2;

7. Hábitos com a pele que podem prevenir o envelhecimento

7.1. Lavar o rosto todos os dias

“O primeiro cuidado que não podemos esquecer é lavar o rosto todos os dias”, citou a dermatologista Valéria Marcondes. Ele ajuda a remover todos os resíduos acumulados no rosto, principalmente os poluentes, que podem causar o envelhecimento da pele.

7. 2. Usar filtro solar

“É fundamental prevenir o excesso de sol, protegendo-se todos os dias, e não somente na praia ou piscina”, ressaltou. Opte por um filtro solar com FPS alto, amplo espectro e não se esqueça de reaplicá-lo ao longo do dia.

7. 3. Adotar uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. “Invista em uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais frescos. Evite alimentos industrializados e enlatados, que são repletos de sódio, açúcar e gordura”, apontou a médica.

7. 4. Praticar exercícios físicos

Segundo a Dra. Valéria, “fazer atividades físicas diariamente, além de melhorar a imunidade e a circulação sanguínea, deixa a pele mais viçosa e tonificada”.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.