Mais comuns do que se imagina, as manchas na pele costumam ser muito incômodas e difíceis de remover. Mas para minimizar o seu aspecto escuro existem vários tratamentos clareadores, que podem ser encontrados em dermocosméticos e procedimentos clínicos, como peeling químico e físico, microagulhamento e laser. Para entender melhor como funcionam esses métodos e os tipos de manchas que podem ser clareadas, o DermaClub fez um apanhado geral sobre o tema. Confira e tire suas dúvidas!

1. Quais tratamentos ajudam a clarear a pele?

Muitos procedimentos realizados no consultório dermatológico são recomendados para clarear manchas na pele, como, por exemplo:

- Peelings químicos e físicos;
- Lasers e luz intensa pulsada;
- Microagulhamento

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Quais ativos possuem função clareadora?

Alguns exemplos de substâncias com função clareadora que podem ser encontrados em dermocosméticos são:

- Phe-resorcinol
- Ácido ferúlico
- Ácido glicólico
- Ácido tranexâmico
- Ácido kójico
- Ácido tioglicólico
- Ácido fítico
- Hidroquinona
- Vitamina K
- Vitamina C
- Retinol

3. Quais tipos de manchas esses tratamentos podem clarear?

- Manchas solares;
- Manchas de melasma
- Manchas senis;
- Manchas de acne;
- Manchas nas axilas
- Olheiras pigmentares.

4. Peeling clareador

O peeling é um procedimento que proporciona vários benefícios à pele, sendo um deles o clareamento de manchas, já que o tratamento promove a descamação e a renovação da pele, proporcionando um efeito de maior ou menor profundidade - cuidado das manchas mais superficiais até as mais profundas.

5. Microagulhamento clareia as manchas na pele?

O microagulhamento é um procedimento dermatológico baseado em diversas agulhas bem pequenas que perfuram as camadas da pele para estimular o colágeno. Ele pode ser utilizado em diversos tratamentos da pele, como cicatrizes de acne, estrias, flacidez, calvície e até mesmo melasma - manchas escuras que costumam aparecer na pele do rosto.

6. Laser: entenda como funciona esse tratamento para as manchas

O laser fracionado, também conhecido como laser de CO2, é um tratamento estético quereduz, cicatrizes rugas e manchas através de ondas de laser. Essas ondas atingem as camadas mais profundas da pele, aumentando a produção de colágeno e a região com aspecto jovem novamente.

7. Protetor solar que ajuda a clarear as manchas de pele

Todo protetor solar ajuda a clarear manchas na pele de forma preventiva - você só precisa aplicar e reaplicar o produto todos os dias na quantidade e frequência recomendada para proporcionar o efeito clareador natural da pele. Mas, para quem deseja um resultado mais rápido e eficaz, pode apostar em um filtro com ativos clareadores.

8. Creme para clarear olheiras


Os dermocosméticos clareadores são indicados e muito úteis em quadros leves ou iniciais das manchas, como as de olheiras, sendo também ótimos coadjuvantes em procedimentos ou para manutenção de resultados.

Para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso, visite um dermatologista!