Recomendados por muitos nutricionistas mundo afora, os tubérculos, como batata doce e beterraba, proporcionam diversos benefícios à saúde, combinam com diferentes pratos e são de fácil preparo. Além disso, eles ainda são conhecidos por colaborar para o emagrecimento e para a definição dos músculos. Como resultado, ocupam a quarta posição entre os alimentos mais consumidos no mundo!

Entenda o que são e onde encontrá-los

Eles são a parte mais grossa de um caule, se comportam como órgão de reserva de energia e, por isso, são boas fontes de carboidratos. Raízes como a batata, inhame, mandioca, cenoura, beterraba, nabo e rabanete são alguns destes alimentos, que fornecem nutrientes como vitamina A, B, C, cálcio e fósforo.

Confira quais os benefícios do consumo de tubérculos

O betacaroteno encontrado nesses alimentos é um precursor da vitamina A, fundamental para o crescimento, visão e para a pele. Já as vitaminas do complexo B são importantes para funções do sistema nervoso central e para incentivar a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Enquanto a vitamina C reduz o risco de câncer, melhora o sistema imunológico e minimiza o aparecimento de problemas cardíacos.

Raízes podem substituir alimentos mais calóricos

O pão ou o macarrão podem ser substituídos por batata, inhame ou mandioca nas refeições, por exemplo. A dica é prepará-los assados, cozidos, na forma de purê ou sopas para que sejam ainda mais saudáveis. Já para o rabanete, nabo e cenoura, a indicação é consumi-los crus nas saladas.

Conheça o tigernut, o superfood da vez

Chamado também de chufa, o tigernut tem o sabor levemente adocicado que lembra o do coco e parece uma noz. A raiz tem origem africana, é rica em fibras probióticas - importantes para alimentar as bactérias “boas” do intestino - e ajuda no funcionamento da flora intestinal.

Converse com seu nutricionista ou nutrólogo e consulte sobre o consumo de raízes em sua rotina de alimentação!