Mesmo tendo uma rotina muito corrida, você sempre acaba encontrando um tempinho na agenda para fazer as unhas, não é verdade? Embora seja um ritual de beleza bastante comum, devemos tomar alguns cuidados importantes ao manipular essa região - fazendo em casa, por conta própria, ou no salão, com a manicure de confiança. Quer saber quais são essas cautelas? O DermaClub listou para você:

1) Alicate e lixa: utilize apenas produtos descartáveis, esterilizados ou de uso pessoal

Ir ao salão de beleza para fazer as unhas é um hábito bastante popular entre muitas mulheres. No entanto, vale ficar atenta às ferramentas de uso do estabelecimento, como o alicate e a lixa de unha: é importante certificar-se que os produtos são descartáveis ou esterilizados. Se preferir, leve todo o material que você tem em casa para o salão.

2) Tenha cuidado redobrado com as unhas dos pés

Tão importante quanto manter as unhas das mãos bonitas, as dos pés também merecem uma atenção especial. Elas precisam ser mantidas bem curtinhas e limpas, para evitar complicações, como encravamento, amarelamento e até mesmo o acúmulo de sujeira nos cantinhos.

3) Não lixe a parte de cima da unha

Se você tem o hábito de lixar a parte de cima das unhas, um alerta: essa atitude pode prejudicar bastante a lâmina ungueal. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao fazer isso, removemos as camadas naturais de queratina da região, deixando as unhas mais frágeis e finas. Fique atenta e preserve o bem-estar da sua unha.

4) Prefira produtos antialérgicos

Existem muitos produtos de manicure que podem causar reações ou alergias nas unhas e nas mãos. Para prevenir situações como essas, é sempre melhor optar por esmaltes antialérgicos ou que tenham no rótulo o selo de dermatologicamente testado. Caso sinta coceira na pele, lesões avermelhadas ou outros sintomas, é importante interromper o uso e procurar o seu dermatologista o quanto antes.

5) Lembre-se de limpar e hidratar bastante as pontinhas dos dedos

Embora as mãos fiquem mais bonitas, usar esmalte durante muitos dias pode causar ressecamento e enfraquecimento das unhas. Para evitar esses problemas, dê um tempo nos produtos e deixe a área limpa por uma semana. Além disso, não esqueça de hidratar bastante a região duas vezes por dia com óleos ou ceras nutritivas nas cutículas.

6) Preserve suas cutículas

Ao fazer as unhas, muita gente tem o hábito de tirar as cutículas, mas, de acordo com a SBD, essa pequena camada de pele não deve ser removida de jeito nenhum. Ela forma uma espécie de selo protetor na região e, se for cortada, qualquer trauma pode afetar a raiz e, com o tempo, causar uma série de problemas nas unhas, como amarelamento, manchinhas e ranhuras. Mantenha as cutículas bonitas investindo em dermocosméticos com ativos hidratantes e cicatrizantes - manteiga de karité, glicerina, zinco e manganês - a fim de minimizar os sinais de ressecamento.