Uma boa maquiagem pode ser grande aliada do seu look para qualquer ocasião. Mas quem tem o hábito frequente de se maquiar muitas vezes se questiona se o mesmo pode fazer mal à pele. Para esclarecer o assunto, o DermaClub conversou com a dermatologista Daniela Pimentel, de São Paulo, que esclareceu a importância de limpar o rosto maquiado antes de dormir. Veja só!

Usar maquiagem faz mal à pele?

De acordo com a médica, “usar maquiagem todos os dias não faz mal à pele, desde que você lave o rosto corretamente antes de dormir”, garantiu. A maioria das mulheres tem o hábito de adormecer maquiadas depois de chegar cansada do trabalho ou de uma festa. Mas a questão é que esse costume pode causar vários problemas para a região facial: como a perda do viço, o aumento da sensibilidade, o envelhecimento precoce por conta do ressecamento, além do surgimento de cravos e espinhas.

Portanto, se você quer manter a pele do rosto bonita e saudável, o ideal é adotar uma rotina de limpeza bastante regrada e usar produtos específicos para tal, além da água corrente e do sabonete, que vão ajudar na retirada de todos os resíduos.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Passo a passo: como remover a maquiagem antes de dormir

Muita gente tem dúvidas sobre a melhor forma de remover a maquiagem, além de não saber a ordem correta de usar os produtos. Para acabar com essas inseguranças, a Dra. Daniela explicou um passo a passo bem simples sobre como limpar o rosto antes de dormir:

1) Umedeça um pedaço de algodão com o produto de sua preferência - pode ser um demaquilante ou uma solução micelar.

2) Passe o algodão no rosto, repetindo o processo até remover toda a maquiagem.

3) Se você apostou no demaquilante, agora deve lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. No caso da solução micelar, não há necessidade de lavagem ou enxágue.

4) Finalize o ritual aplicando hidratante ou creme de tratamento específico para a sua pele.

3 dicas para se maquiar de forma segura no dia a dia, sem trazer problemas para a pele

Lave os seus pincéis e esponjas regularmente: a higiene dessas ferramentas é mais uma forma de preservar a saúde e beleza da sua pele. Os pincéis e esponjas de maquiagem acumulam muitos resíduos de produtos, células mortas, sebo e poeira, o que pode contribuir para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Esses itens, quando estão contaminados, podem causar dermatites, irritações e alergias no rosto - além das temidas espinhas.

Substitua a base pelo protetor com cor: essa dica é valiosa, principalmente para quem tem tendência à oleosidade ou à acne. Segundo a dermatologista, “usar filtro solar com cor, específico para a pele oleosa, ajuda a deixar o seu rosto uniforme, protegido e tratado, pois este tipo de fórmulas é capaz de controlar a oleosidade e o brilho da pele ao mesmo tempo que cobre imperfeições”, esclareceu.

Renove o seu kit de maquiagem: usar produtos vencidos também pode causar alergias, irritação e sensibilidade à pele. O ideal é ficar sempre de olho na validade da maquiagem e renovar o seu kit sempre que necessário.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.