Você já deve ter ouvido que o metabolismo lento gera aumento do peso. Isso acontece porque ele é o responsável por dar energia ao corpo e ajudar na queima de calorias. Para acelerar o processo, realizar exercícios é essencial, mas, além disso, existem alguns alimentos que possuem substâncias capazes de dar um gás no metabolismo, como amêndoas e frutas cítricas. Veja a lista com os top 12!

1) Nozes: fontes de gorduras boas, fornecem proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que ajudam na queima de gordura. No entanto, esse alimento deve ser consumido com moderação, pois possui alto valor calórico.

2) Amêndoas: ajudam a fornecer vitamina e fibras ao organismo, além de garantirem a sensação de saciedade por mais tempo.

3) Azeite: é uma fonte de gordura saudável, essencial para quem deseja queimar as gorduras da região abdominal.

4) Água gelada: quando a consumimos fria, o corpo precisa trabalhar mais para regular a temperatura interna, o que acarreta no aumento do metabolismo.

5) Legumes e vegetais: são fontes de fibras e antioxidantes. Comê-los ajuda a diminuir o apetite sem aumentar a ingestão calórica.

6) Cereais integrais: substitua a farinha branca pela integral, pois isso aumenta os nutrientes ingeridos e fornece fibras, ácido fólico, vitamina E e magnésio ao corpo, ótimos aliados contra a gordura.

7) Aveia: é rica em fibras e o ideal é que seja consumida no café da manhã, evitando que a pessoa sinta muita fome durante o período matinal.

8) Fibras: aumentam o tempo de digestão dos alimentos, ajudando a diminuir a vontade de ingerir doces durante o dia.

9) Frutas vermelhas: são ricas em antioxidantes, fibras e possuem baixa caloria, sendo ótimas opções para substituir doces.

10) Frutas cítricas: as frutas ácidas e semi-ácidas, como o abacaxi, maçã e laranja, são diuréticas, colaborando na diminuição da retenção de líquidos no corpo e, consequentemente, o inchaço.

11) Alimentos termogênicos: são capazes de acelerar o metabolismo e a temperatura interna do corpo. Alguns exemplos são o chá verde, gengibre, café, chá mate, chá branco e cacau.

12) Ovos: são ricos em proteínas e auxiliam na queima da gordura. Além disso, fornecem outros nutrientes essenciais, como a vitamina B12.

Antes de incluir qualquer alimento na sua dieta, consulte seu nutricionista ou nutrólogo, e veja as contraindicações.