É importante cuidar da pele o ano inteiro e, principalmente, no verão, quando há maior exposição solar. São diversas as consequências da radiação solar, como o envelhecimento precoce, surgimento de manchas, dermatoses, além do temido câncer de pele. O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, da cidade de Salvador, que contou como devem ser os cuidados antes e depois do banho de sol e ainda como conquistar um bronzeado bonito e saudável. Confira a entrevista.

Antes de se expor ao sol, a aplicação do filtro é indispensável

Após a higienização e hidratação, que são feitas diariamente, o ponto mais importante do cuidado com a pele é a aplicação do filtro solar. Segundo a médica, os efeitos que o sol tem na pele vão desde o envelhecimento precoce até o câncer de pele. “O protetor deve ser aplicado antes da exposição solar, nunca durante. Hoje em dia já existem filtros modernos, que são capazes de conferir proteção imediata”, explicou.

O segredo do bronzeado saudável é reaplicar o produto durante o dia

A especialista explica que é necessário educar a população para reaplicar o filtro solar durante o dia, hábito muitas vezes esquecido. “O produto, de FPS maior ou igual a 30, deve ser espalhado pelo corpo a cada duas ou três horas, ou ainda após longos períodos de imersão em água”, disse, afirmando que, para preservar a saúde da pele, o ideal é tomar o banho de sol antes das dez horas da manhã e após as quatro da tarde, período em que os raios ultravioleta do tipo B (UVB) incidem com menor intensidade na terra. Vale lembrar que os raios UVA têm a mesma intensidade durante todo o dia e, por isso, mesmo nesses horários, é importante utilizar o filtro.

Descubra como devem ser os cuidados após o banho de sol

Segundo a dermatologista, o calor e a ação do sol fazem com que a pele fique ressecada. “Perder água faz com que as células morram e acabem se soltando uma das outras, promovendo a descamação. Se o corpo estiver bem hidratado e a exposição for lenta e gradual, o bronzeado tende também a ser mais duradouro e a agressão será menor”, concluiu.

Vale lembrar também que o filtro solar é indispensável para o dia a dia e, para oferecer uma proteção completa para sua pele, associe o uso de um antioxidante ao filtro solar diariamente.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.