Você tem dificuldades em manter a maquiagem perfeita durante um dia inteiro de trabalho? Se não controlada, a oleosidade pode atrapalhar a fixação dos produtos e deixar o rosto com aspecto brilhoso. Para solucionar esse problema, o DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, Paraná, que contou como devem ser os cuidados com a pele antes de receber o make, e ainda deu dicas para prolongar o efeito.

Descubra como a pele do rosto deve ser preparada para receber a maquiagem

De acordo com a médica, a primeira etapa no cuidado com a pele a fim de controlar a oleosidade, que também ajuda a manter a maquiagem por mais tempo, é a realização de uma boa higienização cutânea:

- A limpeza deve ser feita com um sabonete específico para cada tipo de pele, não ultrapassando três vezes ao dia para não causar efeito rebote da oleosidade.

- Após a higienização, use um tônico para remover algumas impurezas que restaram;

- Em seguida, aplique um hidratante facial, que atenda às necessidades da sua pele;

- E, antes de iniciar a produção do make, não esqueça do filtro solar de FPS maior ou igual a 30. “Hoje em dia existem protetores que ativos hidratantes e matificantes, podendo ainda conter cor, o que facilita e agiliza o ritual de cuidados”, disse.

Saiba o que considerar na hora de escolher produtos de make

A dermatologista contou que, para não sofrer com excesso de brilho, os pacientes podem se basear em alguns detalhes que fazem muita diferença no dia a dia. “Quem tem pele mais oleosa deve escolher produtos livres de óleo e com textura leve. Assim, evita-se a obstrução de poros e formação de cravos, que podem evoluir para quadros de acne. Por isso, é essencial o uso de produtos específicos e jamais dormir sem remover de forma adequada a maquiagem”, alertou.

Dermatologista explica como utilizar produtos como primers e água termal a seu favor

Segundo a Dra. Luciana Kalache, a água termal pode ajudar a fixar a maquiagem nos dias mais quentes. Enquanto que produtos de efeito primer ajudam na uniformização da pele, redução dos poros e aumentam a fixação do make, deixando a pele com melhor textura.

Entenda por que é importante cuidar da oleosidade da pele

É comum utilizar a maquiagem como uma alternativa de disfarçar as lesões de acne. Porém, a atividade costuma piorar o quadro, fazendo disso um ciclo vicioso. “As imperfeições levam ao uso de um make mais pesado. Sugiro não exagerar e cuidar da pele com orientação de um dermatologista”, concluiu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.