As manchas na pele podem surgir em qualquer época do ano, mas é durante o verão que essas marcas mais aparecem. A radiação solar somada com a falta de uso do protetor ajudam na produção de melanina, causando as temidas manchas. Mas de que maneira podemos prevenir e tratar essas imperfeições? Quais são os tipos de manchas que mais aparecem na estação? O DermaClub conversou com a dermatologista Sineida Berbert, do Paraná, que esclareceu o assunto.

Por que as manchas na pele aparecem mais durante o verão?

A radiação é um fator que colabora para o aumento da produção de melanina na pele. No verão, os raios solares ficam mais potentes e muitas pessoas aproveitam para pegar uma corzinha, mas esquecem de passar e reaplicar o protetor. Com essa alta exposição, a melanina é produzida de maneira mais acelerada, como um mecanismo de defesa da pele, causando, assim, as temidas manchas.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Quais tipos de manchas são mais comuns na estação?

As manchas solares e principalmente as de melasma são os tipos mais comuns que surgem com o verão. Pacientes com a pele negra acabam tendo uma tendência maior às manchas por terem uma quantidade maior de melanina.

6 maneiras de prevenir a formação de manchas na pele

1- Aplicar o filtro solar 30 minutos antes de se expor ao sol;
2- Reaplicar o produto a cada duas horas ou após cada mergulho;
3- Usar a quantidade correta de protetor para cada parte do corpo;
4- Evitar se bronzear nos horários de pico depois das 10h e antes das 16h;
5- Aproveitar a sombrinha do guarda-sol de vez em quando;
6- Usar boné ou chapéu de praia para proteger o rosto.

De acordo com Drª Sineida, “a exposição solar sempre gera um processo de agressão ao DNA das nossas células que vai levar ao resultado de manchas e outros problemas como rugas, ressecamento, envelhecimento e câncer de pele”. Por isso, é tão importante se proteger e usar um filtro solar apropriado para encarar a estação.

6 tratamentos para tratar as manchas no verão

1- Fazer uma esfoliação semanalmente para remover as células mortas;
2- Usar filtro solar, de preferência com cor, para evitar o escurecimento das manchas já existentes e prevenir o aparecimento de novas;
3- Incluir na rotina de cuidados com a pele um creme clareador;
4- Usar um produto com vitamina C;
5- Fazer sessões de peeling químico;
6- Apostar no microagulhamento.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.