Entre os ativos queridinhos das beauty addicts e dermatologistas estão a vitamina C e o ácido hialurônico, substâncias recomendadas pelo alto poder de hidratação e potente ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento cutâneo. E, sabia que você pode utilizar ambos no seu cuidado diário com a pele? Em conversa com a dermatologista Nicole Perim, de Minas Gerais, o DermaClub descobriu como combinar esses ativos na sua rotina. Confira!

Conheça os benefícios da vitamina C e do ácido hialurônico e como esses ativos agem na pele

A vitamina C é uma substância bem famosa pelos benefícios oferecidos à saúde. A Dra. Nicole afirma que, em relação à pele, o ativo também é poderoso, agindo como antioxidante. Dessa forma, a utilização da substância diminui o estresse oxidativo causado pela poluição e radiação solar, prevenindo o envelhecimento precoce. “A vitamina C estimula a produção de colágeno e possui ação clareadora, assim, é muito comum a sua associação aos tratamentos de manchas”, contou.

o ácido hialurônico é uma molécula produzida naturalmente pelo corpo, responsável pela hidratação da pele, mantendo as fibras elásticas e colágenas mais resistentes. “Ele tem a capacidade de reter água, o que é fundamental para a manutenção do volume na pele e prevenção de rugas e flacidez. No entanto, com o tempo, a produção de ácido hialurônico pela pele diminui, contribuindo para a perda do contorno facial, flacidez e linhas de expressão”, explicou.

Saiba como combinar vitamina C + ácido hialurônico nos cuidados diários com a pele

De acordo com a dermatologista, ambos os ativos podem ser utilizados durante o dia e à noite, pois são substâncias ‘coringas’ e de fácil inclusão na rotina de beleza. Por serem substâncias que auxiliam na prevenção do envelhecimento cutâneo, são excelentes alternativas tanto para peles jovens quanto para as maduras. “Existem inúmeros produtos disponíveis no mercado com vitamina C e ácido hialurônico, sendo que cada um tem as suas especificações. Por isso, é importante consultar seu dermatologista antes de aplicar qualquer substância no rosto”, disse.

Veja quais são as recomendações para usar esses ativos no dia a dia

Para a Dra. Nicole, é importante lembrar que nosso organismo diminui a produção do ácido hialurônico a partir dos 25 anos, por isso, a aplicação de formulações que contenham esse ativo devem ser iniciados no aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento. Além disso, hoje, é possível encontrar produtos que unem a ação do ácido hialurônico com a vitamina C. Eles podem ser aplicados tanto durante o dia - com o uso posterior do filtro solar -, quanto à noite.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.