Muito além do suco de laranja e de outras frutas cítricas, a vitamina C está presente na formulação de vários dermocosméticos. Seus benefícios vão desde prevenir os efeitos dos radicais livres na pele até ajudar na fotoproteção em conjunto com o filtro solar. Ficou interessada em saber outras funções desse poderoso ativo? O DermaClub listou 5 fatos - que provavelmente você não sabia - sobre esse antioxidante. Confira!

1) A vitamina C previne contra os efeitos dos radicais livres na pele

A vitamina C é um forte antioxidante e protege a pele contra a ação dos radicais livres - moléculas instáveis presentes na pele que podem ser potencializadas com a radiação solar, poluição, tabagismo, entre outros fatores. Portanto, para evitar os impactos dessas agressões e prevenir o envelhecimento precoce, aposte no uso de dermocosméticos com esse ativo.

2) Vitamina C + filtro solar são aliados na proteção na pele

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os produtos com vitamina C, podem ser usados ao longo do dia antes de aplicar o filtro solar. A parceria desses dermocosméticos é perfeita para potencializar a fotoproteção contra os raios UV e dos poluentes, além de proteger o rosto de problemas como envelhecimento precoce, manchas e o próprio câncer da pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

3) O uso da vitamina C com outros antioxidantes minimiza o envelhecimento precoce

Muitos dermatologistas garantem que os efeitos da substância podem ser otimizados combinando-a com o uso de outros antioxidantes, como a vitamina E. Os dois ativos ajudam a diminuir a formação de radicais livres, fortalecendo a imunidade das células e evitando a formação de rugas e de ressecamento - sinais do envelhecimento precoce.

4) O ativo deixa a pele mais luminosa e uniforme

Através da sua ação inibidora de melanina - pigmento que dá cor à pele e colabora na formação de manchas -, a vitamina C também pode ser usada para beneficiar a luminosidade do rosto e corpo, deixando a tonalidade da região mais uniforme.

5) A substância é indicada para qualquer tipo de pele

Os produtos com vitamina C podem ser usados em todos os tipos de pele, desde que sua textura seja escolhida corretamente - neste caso, é fundamental a opinião de um dermatologista. Para quem tem tendência à oleosidade, por exemplo, é melhor investir em um produto com textura sérum. Em pessoas que apresentam ressecamento ou sensibilidade, o ideal é usar veículos mais cremosos.

Não esqueça de verificar se a vitamina C a ser utilizada está em sua forma pura. Para evitar erros, consulte um dermatologista!