A vitamina C é um potente antioxidante, que ajuda na proteção contra a radiação solar, na uniformização, no viço e na boa aparência da pele. Com tantos benefícios, essa substância é a mais indicada entre os dermatologistas, por outro lado, muitas pessoas ainda possuem dúvidas a seu respeito, como, por exemplo: a vitamina C pode ser usada na pele oleosa? Qual é a melhor textura para este caso? Como o ativo age neste tipo de pele? Para tirar essas e outras dúvidas, o DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo. Veja só!

A vitamina C é recomendada para a pele oleosa?

Segundo a médica, a vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele, já que é hidrossolúvel e não está presente apenas nos dermocosméticos com textura oleosa. “O que deve diferir é o veículo onde será oferecida, para não aumentar a carga oleosa da pele. Séruns ou géis são os mais adequados para este tipo de pele”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Como a vitamina C age na pele oleosa?

A vitamina C tem múltiplas funções na pele: “Entre elas, podemos dizer que é um potente antioxidante, inibe a tirosinase que é uma enzima envolvida na hiperpigmentação, ajuda a síntese do colágeno, e suas ações ocorrem em qualquer tipo de pele, inclusive na oleosa”, afirmou.

Como podemos incluir a vitamina C na rotina de cuidados da pele oleosa?

A vitamina C pode ser incluída de duas formas na rotina de cuidados com a pele: “O uso noturno, diariamente ou alternada com outros dermocosméticos e medicamentos, de acordo com o quadro a ser tratado, ou diurnamente, antes do protetor solar ou da maquiagem, se já estiver incorporada ao protetor”, explicou. O ativo não aumenta a oleosidade, por outro lado, é importante saber que o veículo do produto deve ser sempre o menos pesado possível.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.