Com certeza você já ouviu falar nos benefícios da vitamina C para a pele, certo? Incluir um produto com esse ativo super poderoso na sua rotina de cuidados ajuda a tratar e prevenir manchas na pele, rugas, linhas de expressão, flacidez e outros sinais do envelhecimento precoce. Embora seja famosa, algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao uso dessa substância - ela pode ser aplicada de manhã? É verdade que ajuda na formação de colágeno? A vitamina C pura ou ácido L-ascóbico pode oxidar? O DermaClub esclareceu essas e outras questões sobre o ingrediente. Veja só!

1. A vitamina C clareia manchas na pele?

É verdade. Se você tem manchas na pele e se incomoda com essas marcas - seja melasma, marcas de acne ou solares - fique sabendo que a vitamina C pode dar um jeitinho nesse problema. O ativo possui uma ação clareadora que inibe a produção de melanina de forma excessiva, ou seja ela ameniza e previne a formação das manchas. Incrível, né?

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. A vitamina C pode oxidar?

Pode sim. Isso acontece quando não cuidamos corretamente do produto. Um dermocosmético com vitamina C deve ser muito bem armazenado após o uso para não perder a sua eficácia. Sendo assim, é importante não deixá-lo aberto, para não ficar em contato com o ar (oxigênio) durante muito tempo, além de evitar deixá-lo exposto à luz solar, à água e a altas temperaturas. Para que a vitamina C continue com sua ação máxima, é importante praticar alguns cuidados, como:

- Deixar o produto em um lugar em que não bate sol

- Evitar colocá-lo em um local abafado e que esquente muito

- Fechar muito bem após o uso

3. O ativo ajuda na produção de colágeno?

Como se já não bastassem tantos benefícios, a vitamina C também ajuda a diminuir a degradação e estimula a produção de colágeno. Com essa ação, é possível melhorar a hidratação, textura e o viço da pele, além de reduzir a flacidez, rugas e linhas de expressão. É ou não é um ingrediente dos sonhos?

4. A vitamina C pode ser usada com a vitamina E?

Não só pode, como deve! A junção dessas duas vitaminas aumenta sua eficácia antioxidante na pele, garantindo mais benefícios à região. A vitamina E (que é um excelente componente hidratante) junto com a vitamina C vai diminuir a formação de radicais livres, fortalecer a imunidade das células, minimizar a formação de rugas e tratar o ressecamento.

5. Como incluir a vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele?

A vitamina C para o rosto pode ser usada de duas maneiras:

1) De manhã, com o filtro solar, para potencializar a defesa contra os raios solares e a poluição, proporcionando um efeito antioxidante;

2) À noite, antes de dormir, para tratar as manchas de pele, rugas, linhas de expressão e demais sinais do envelhecimento.

6. A vitamina C deve ser usada todos os dias?

Sim. A vitamina C pode entrar na sua rotina de cuidados com a pele diariamente, sem precisar de intervalos de uso. Se sua pele reagir bem à substância, o produto pode ser aplicado todos os dias de manhã ou à noite, em todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. 

PERGUNTA BÔNUS: A vitamina C pode causar acne?

Muita gente tem essa dúvida e acaba relacionando o uso da vitamina C ao aparecimento de acne na pele, mas nossos dermatologistas garantem que é mentira. A vitamina C pura não é capaz de causar espinhas na pele! O ativo não proporciona esse efeito colateral e pode ser utilizado com segurança em peles oleosas e com predisposição à acne - no entanto, é essencial tomar atenção à base do produto, que deve ser não oleosa, não comedogênica e adequada para o seu tipo de pele.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!