Além de ser uma substância muito benéfica para o organismo, a vitamina C é perfeita para a pele e é um ativo querido entre os dermatologistas e beauty addicts. Trata-se de um poderoso antioxidante que combate os radicais livres que prejudicam as células saudáveis, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce da pele e mantendo o seu rosto mais viçoso, sem rugas e iluminado. Quer entender melhor como age esse ativo? O DermaClub convidou a dermatologista Katleen Conceição, do Rio de Janeiro, para falar mais sobre os benefícios da vitamina C.

Deixando a pele mais iluminada e viçosa com a vitamina C

De acordo com a médica, a substância possui uma ação antioxidante muito forte, tanto usada por via oral quanto tópica. “Existem até pesquisas mostrando que a ingestão da vitamina C ajuda na produção do colágeno e seu uso tópico colabora para a diminuição dos radicais livres - moléculas instáveis geradas pelo estresse, poluição, noites mal dormidas, etc”, explicou. Além disso, a vitamina C ainda pode ser usada para clarear e beneficiar a luminosidade da pele, devido a sua ação inibidora de formação de melanina - pigmento que dá cor à pele e, muitas vezes, forma manchas no corpo.

Vitamina C e a prevenção do envelhecimento precoce

Por ser um poderoso antioxidante, a vitamina C também ajuda na prevenção dos primeiros sinais do envelhecimento precoce - rugas, linhas de expressão e flacidez. “O ativo previne o envelhecimento, combate os radicais livres e preserva a imunidade das células da pele. Ele também possui ação hidratante e melhora o tônus da face”, garantiu a dermatologista.

Como usar a vitamina C para ter uma pele mais bonita?

A vitamina C pode ser incluída na rotina de cuidados com a pele a partir dos 25 anos - idade em que costumam surgir os primeiros sinais do envelhecimento. O uso pode ser feito através da ingestão de medicamentos e também na aplicação tópica sob a forma de dermocosmético. Por isso, com a ajuda do seu dermatologista, aposte em produtos de textura sérum, que além da vitamina C, possuam ativos como o ácido ferúlico e a vitamina E, que potencializam a ação antioxidante da vitamina C.

É importante verificar também o tipo de vitamina C que você está usando. O ativo só terá alta ação antioxidante e promoverá todos os benefícios se estiver em sua forma pura. Basta verificar se em sua composição tem o ácido L-ascórbico, a forma mais pura da vitamina C, que atenua as rugas e aumenta a proteção cutânea contra as agressões externas.

Antes de investir no ativo, descubra, junto com o seu dermatologista, quais são as maiores necessidades da sua pele.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.