Não é novidade que a vitamina C proporciona uma série de benefícios à pele. Além de deixar o rosto mais luminoso, o ativo também ajuda a clarear e prevenir manchas, aumentar a potência do filtro solar e ainda evitar o surgimento precoce de rugas e da flacidez. Fora do mundo dos dermocosméticos, a vitamina C também leva o nome de ácido L-ascórbico - seu nome químico. Mas existe alguma diferença entre produtos que possuem a vitamina C pura e aqueles que têm seus derivados? Qual é o mais indicado para uso? O DermaClub entrevistou a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, que esclareceu todas essas questões.

Qual é a diferença entre a vitamina C pura e a vitamina C derivada?

Para essa dúvida, existe uma explicação científica: a vitamina C pura é a molécula do ácido ascórbico Que comprova e promove todos os benefícios que se espera quando aplicamos a Vitamina C na pele: luminosidade, clareamento, ação antioxidante e produção de colágeno quando em alta concentração, entre outros. Os derivados da vitamina C São moléculas criadas a partir do ácido L-ascórbico, mas com estruturas diferentes no final. Foram criadas para que tenham maior estabilidade e que sejam mais fáceis de desenvolver uma formulação, mas também não oferecem todos os mesmos benefícios que o ácido L-ascórbico oferece, nem na mesma potência.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O que é o ácido L-ascórbico?

É apenas o nome químico que se dá a vitamina C pura. O ativo pode ser criado em laboratório, ou extraído de fontes naturais, como frutas cítricas.

Qual é o mais indicado para uso?

A Drª Carolina avisa: “A vitamina C sendo pura ou com derivados, ela é uma molécula bem instável, então a sua efetividade vai depender muito da formulação completa, do tipo de veículo do produto, da concentração do ativo, entre outros fatores”. Para obter a máxima eficácia da Vitamina C é sempre ideal procurar pela Vitamina C pura, o Ácido L-ascórbico, em concentrações otimizadas, entre 10 e 15% para uma eficácia antioxidante, luminosidade, ação clareadora e de estímulo de colágeno e além disso tudo, que ainda tenha formulações com ativos sinérgicos para potencializar sua eficácia como o ácido ferúlico que duplica a eficácia antioxidante da Vitamina C pura.

Os benefícios do uso de produtos com vitamina C pura

- São antioxidantes que ajudam a prevenir rugas flacidez e outros sinais do envelhecimento da pele;
- Têm a função de estimular diretamente a produção do colágeno;
- Atuam nos melanócitos, células que influenciam no aparecimento de manchas;
- Diminuem a possibilidade de câncer da pele.
- Potencializam a ação do protetor solar

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.