O açúcar de coco é produzido a partir das flores do coqueiro, que passam por um processo mais natural para chegar ao resultado final. Embora o valor calórico seja o mesmo do adoçante comum, ele apresenta algumas propriedades nutricionais que vêm chamando a atenção de quem se interessa pelo mundo da gastronomia, saúde e fitness.

Descubra o que é o açúcar de coco e quais as suas diferenças para os demais tipos de açúcar

O nutricionista Henrique Lima, de Salvador, Bahia, contou que o néctar é extraído da flor do coqueiro e aquecido, até que se transforme em uma espécie de caramelo para ser triturado. O açúcar de coco é mais grosso e possui coloração marrom. Entenda os principais pontos que o distingue dos tipos de açúcar mais conhecidos:

- Açúcar refinado: como o nome bem entrega, passa por um processo de refinamento, que reduz o teor nutricional da matéria-prima. No caso do açúcar de coco, por não passar por essa técnica, acaba apresentando maior teor de vitaminas e minerais;

- Açúcar mascavo: apesar de não passar pelo refinamento, quando o índice glicêmico - velocidade com que o carboidrato é absorvido pelo organismo - é analisado, o açúcar de coco leva vantagem. “Seus valores glicêmicos são menores quando comparados ao mascavo”, concluiu.

Saiba quais são os benefícios que o açúcar de coco proporciona para a pele

Segundo Henrique, devido ao baixo índice glicêmico, o açúcar de coco tem menor potencial em desencadear processos inflamatórios. “Essas condições influenciam na conservação e recuperação da saúde da pele, um organismo mais inflamado está sujeito a quadros como o da acne”, esclareceu.

Atenção no uso da substância: ela ainda é açúcar

O nutricionista alertou que os valores nutricionais favoráveis do produto não mudam o fato de ser um açúcar. “As pessoas acabam esquecendo desse ‘detalhe’ e para quem quer emagrecer é sempre bom continuar evitando elementos adocicados no cardápio”, disse. Antes de incluir o açúcar de coco no seu dia a dia, procure a avaliação de um profissional.