É muito comum ter uma preocupação maior com a saúde do rosto. Sabe-se que é essencial alguns passos, como usar protetor solar, cremes antienvelhecimento e clareadores para manchas. Mas, e quando se trata dos cuidados com o corpo, você também mantém uma rotina de beleza? A dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, conversou com o DermaClub e explicou como manter a pele do corpo mais saudável e por que os cuidados devem ser diferentes da face. Confira!

Corpo x rosto: entenda por que os cuidados são diferentes para cada área

Se você utiliza os mesmos produtos no rosto e no corpo, saiba que esta atitude pode danificar sua pele, pois cada região exige um cuidado especial. Por exemplo, o rosto costuma ter espessura mais fina e possui mais glândulas sebáceas, precisando, assim, de produtos específicos. Para a Dra. Flávia, a pele corporal também tem algumas particulares, principalmente ressecamento, que pode implicar em coceira e irritação.

Veja quais cuidados são necessários para manter a pele do corpo saudável

De modo geral, o ideal é manter hábitos saudáveis com o corpo. “Além de hidratar as áreas mais secas, como cotovelos, joelhos e pernas, o indicado é evitar banhos muito quentes, porque ressecam, removendo a proteção natural da pele”, explicou. Além disso, é importante evitar o uso de sabonetes por todo corpo - aplique principalmente nas áreas de dobra, como axilas -, mantenha uma alimentação equilibrada e procure ter oito horas de sono por dia. Adquirir bons hábitos também influencia na qualidade da pele.

Descubra os produtos que não podem faltar para o cuidado da pele do corpo no dia a dia

De acordo com a médica, para cuidar do corpo e manter a pele saudável e bonita, não podem faltar em sua rotina sabonetes suaves - líquido ou em barra -, esfoliantes e um bom hidratante. “A remoção das células mortas deve ser feita de uma a duas vezes por semana, segundo orientação do seu dermatologista. O produto é recomendado, principalmente, para áreas em que os pelos encravam, como virilha e pernas”, recomendou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.