Limpar, tonificar, esfoliar, hidratar… Será que você está cumprindo todos os passos dos cuidados noturno com o rosto? É à noite que a pele está mais apta para absorver os ativos dos dermocosméticos e se recuperar das agressões externas, que sofremos todos os dias, por meio da poluição, da radiação solar, entre outros fatores. No entanto, se os resultados dos produtos não são tão satisfatórios, é possível que você ainda esteja cometendo alguns erros. Confira abaixo as três principais ações que prejudicam a pele!

1) Não dormir o suficiente

Com a correria do dia a dia, muitas vezes fica difícil dormir as oito horas indicadas pelos especialistas. Além disso, estresse, má alimentação, excesso de álcool e tabagismo também interferem na qualidade do sono. “Os resultados desse mau hábito são facilmente percebidos: aparência cansada, olheiras e mau humor são alguns dos aspectos”, comentou a dermatologista Daniela Pimentel, de São Paulo. Segundo a médica, também é à noite que são liberados diferentes tipos de hormônios no organismo, formando um ciclo de reparação da pele. “Caso seja interrompido, pode aumentar a formação de radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce”, disse.

2) Ir para a cama sem tirar a maquiagem

Primer, base, corretivo e pó são alguns dos produtos que fazem parte da rotina básica de muitas beauty addicts. E, assim como é fundamental preparar a pele para receber todos esses cosméticos, também é essencial removê-los antes de dormir. Isso tudo porque o acúmulo de produtos no rosto favorece a irritação e pode até estimular o desenvolvimento de dermatites. “Também é possível notar aumento do surgimento dos quadros de acne e do envelhecimento precoce, devido à produção de radicais livres. Manter a pele limpa é muito importante, pois a mantém saudável”, explicou a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba.

3) Não hidratar a pele corretamente

Esqueça a ideia de que pele oleosa não necessita de hidratação. Independente das características do seu rosto, é fundamental nutri-lo com produtos específicos e indicados pelo seu dermatologista. Hidratar da maneira certa vai deixar sua pele viçosa, saudável e bonita. Além de usar cremes, loções ou séruns para este intuito, é necessária também a ingestão correta de água, que garante maior quantidade de líquido entre as células, o que faz com que toda a estrutura da pele esteja bem sustentada. “Isso diminui a quantidade das marcas de expressão que se formam com a idade e vemos em forma de rugas”, disse a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, Bahia.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.