Você sabe o que faz um tricologista? Pode parecer curioso, mas realmente existe uma especialização, dentro da medicina, voltada especialmente para deixar o cabelo saudável - a tricologia. Nome de origem grega, tricologia une “trico”, de thrikos, que significa cabelo ou pelo, com “logia”, que identifica estudo ou campo do conhecimento. Logo, o termo designa aqueles que se especializam justamente nessa parte do corpo e que se dedicam a entender a formação, as características e as doenças que acometem os pelos corporais.

Mas quem se especializa em tricologia, afinal? Saiba quando consultá-los

A tricologia pode ser uma especialidade buscada por dermatologistas, químicos, biólogos, nutricionistas, cosmetólogos, farmacêuticos e outros profissionais que, em conjunto, pretendem integrar essas diversas áreas de conhecimento para uma visão ainda mais amplificada do mundo capilar.

Por isso, tornam-se extremamente capazes de identificar, analisar e corrigir queixas como a queda do cabelo, o enfraquecimento e o afinamento dos fios, sintomas que, geralmente, mascaram problemas ainda maiores e que exigem investigação.

Descubra como os tricologistas atuam

Observando os sintomas, esses profissionais elaboram um diagnóstico preciso de seus pacientes e, a partir disso, orientam tratamentos direcionados. Na clínica de dermatologia, por exemplo, recursos como o laser podem ser indicados. Além disso, mudanças de hábitos, como alimentação adequada e alívio do estresse, podem ser incluídos na rotina, já que um estilo de vida saudável é fundamental para a melhora da qualidade e da saúde do cabelo.