Os dermocosméticos são os produtos queridinhos de quem se preocupa com a saúde e beleza da pele. Mas você sabe qual é a verdadeira função deles e a principal diferença entre esses produtos e os cosméticos convencionais? Pensando em esclarecer essas e outras dúvidas, o DermaClub conversou com a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. Confira!

Descubra qual a diferença entre dermocosméticos e cosméticos

De acordo com a dermatologista, os dermocosméticos possuem ativos com variadas funções. Dessa forma, um único produto pode hidratar, tratar cicatrizes de acne, manchas e rugas, por exemplo, porque possui substâncias ativas com eficácia comprovada.

“Esses produtos são registrados pela Anvisa como grau II, o que significa que, apesar de serem classificados como cosméticos, eles precisam ter uma aprovação científica, com princípios ativos que realmente funcionem. Além disso, a pesquisa e desenvolvimento dos dermocosméticos passam por muitos testes para garantir a sua eficácia e segurança”, explicou.

Enquanto isso, os cosméticos agem apenas na camada mais superficial da pele, a epiderme, promovendo resultados imediatos, como hidratação e efeito lifting. Dessa forma, esses produtos provocam alterações da aparência momentânea.

Saiba como utilizar e quais são os benefícios dos dermocosméticos

Quando se trata de cuidados com a pele, a gente sabe que os dermatologistas são as pessoas ideais para indicar quais são os melhores tratamentos para cada caso. Por isso, é importante manter a consulta com o especialista em dia, a fim de conquistar rosto e corpo mais saudáveis, viçosos e equilibrados.

Segundo a Dra. Valéria, os dermocosméticos têm como principal benefício serem intermediários entre cosméticos e medicamentos. “Enquanto a pele é embelezada, ainda há tratamento potente e seguro”, disse.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.