A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como principal função proteger o organismo de agentes agressores. Porém, assim como o cabelo e as unhas, quando não recebem os devidos cuidados, a pele pode se tornar fraca, ou seja, menos resistente. Como consequência, também fica ainda mais suscetível aos sinais de envelhecimento precoce, como rugas, flacidez e manchas. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista, Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, que explicou por que e como fortalecer a pele. Confira!

Por que a pele enfraquece?

Você já ouviu falar sobre manto hidrolipídico? Trata-se de uma espécie de barreira protetora responsável pela formação de lipídios que ajudam a compor a pele, como as ceramidas, ácido graxos e líquidos produzidos pelas glândulas sudoríparas. Quando a pele está fraca, acaba perdendo toda essa proteção e se torna mais sensível às agressões externas - sol, poluição e mudanças climáticas - e internas - má alimentação e estresse -, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce, junto com a genética. Na prática, isso significa uma pele com mais rugas, manchas e flacidez.

Como identificar uma pele fraca?

Não é difícil perceber os sinais de uma pele frágil. “Descamação, vermelhidão, ardência e coceira são as principais características de uma pele fraca. Também ocorre progressiva perda de brilho, maciez, além da intolerância a alguns produtos”, explicou a Dra. Gabriella, enfatizando que estes sintomas funcionam como um alerta para procurar um dermatologista o mais cedo possível, a fim de tratar do problema.

Como conquistar uma pele forte?

Fortalecer a pele é primordial para garantir viço, maciez e elasticidade. Mas, de que maneira conseguimos deixá-la mais forte? Com a ajuda de dois ativos poderosos: a água termal e o ácido hialurônico! A Dra. Gabriella esclareceu como essas substâncias funcionam. “A água termal acalma e é capaz de repor minerais que auxiliam no equilíbrio da pele, fazendo com que ela se recupere mais rápido dos efeitos dos agentes externos e internos. Já o ácido hialurônico é uma molécula importantíssima para a retenção de água, mantendo a pele super-hidratada”, contou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.