Com o passar dos anos, é normal que a pele perca um pouco de sua elasticidade e que surjam as linhas de expressão e rugas. Temidas por muitos, as marquinhas não são tão ruins assim e o melhor: podem ser prevenidas ou, caso já existam, visualmente minimizadas. Quem conversou com o DermaClub e explicou tudo foi a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, Bahia. Confira!
Descubra como as rugas surgem na pele e quando é o momento de iniciar os cuidados específicos
De acordo com a médica, as rugas podem surgir por vários fatores. “A exposição solar, a liberação de radicais livres - que pode ser intensificada através de alimentação inadequada, estresse ou poluição -, contração muscular exagerada, ressecamento da pele, reabsorção óssea e perda de gordura do tecido celular subcutâneo são alguns dos casos que estimulam as marquinhas”, explicou, alertando que não existe idade ideal para começar a prevenção ou tratamento, mas sim necessidade! “As exigências variam de pessoa pra pessoa, mas, no geral, indico o início de cuidados específicos a partir dos 25 anos de idade”, disse.
Cuidar da pele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
Para a Dra. Tatiana, o primeiro passo para evitar o envelhecimento precoce é seguir um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, ingestão correta de água e evitando o estresse. “Além disso, podemos ajudar a natureza usando cremes e realizando procedimentos dermatológicos, que vão diminuir a formação de radicais livres, hidratar a pele e estimular a formação de colágeno e elastina”, contou.
Saiba quais são as melhores formas de minimizar rugas e linhas de expressão
Para a dermatologista, os tratamentos mais eficazes para diminuir o aspecto visual das rugas e linhas de expressão são aqueles que associam o uso de cremes em casa aos procedimentos realizados em consultório. “Podem ser utilizados dermocosméticos com ativos como ácido retinoico, ácido hialurônico, pro-xylane, vitamina C, vitamina E, tripeptídeo e argireline”, contou, indicando alguns procedimentos:
- Peelings químicos: estimulam a renovação celular, diminui a camada de células mortas e promove a formação de colágeno. Assim, minimiza rugas finas e dão mais viço e luminosidade à pele;
- Toxina botulínica: diminui a contração excessiva do músculo em áreas que não são desejados. Com isso, a pele não movimenta tanto e não marca;
- Preenchimentos: completam áreas deprimidas da pele e estimulam a formação de colágeno. Podem sem realizados com ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou ácido polilático;
- Laser: possui muitas utilidades, entre elas, estimular a formação de colágeno, dar firmeza à pele e clarear manchas.
Consulte um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia e converse com ele as necessidades da sua pele para definir qual é o melhor procedimento para o seu caso.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 04 de Maio de 2016
Modificada em: 22 de Julho de 2021