Cada pele pede cuidados especiais e com a pele negra não poderia ser diferente. Os pacientes com esse fototipo possuem muitas particularidades, como uma proteção natural - mesmo que seja mínima - contra a radiação solar, fibras de colágeno mais densas, o que resulta em sinais menos evidentes durante o processo cronológico do envelhecimento. Mas todas essas características não podem descartar uma boa e caprichada rotina de beleza. Pensando nisso, o DermaClub separou algumas dicas para ter a pele negra mais bonita. Veja só!
1) Limpeza da pele é fundamental
A pele negra possui glândulas sebáceas maiores, que produzem uma quantidade elevada de sebo e, consequentemente, fazem aumentar a oleosidade. Por isso a limpeza diária da pele é muito importante para evitar o entupimento dos poros e a formação de cravos e espinhas. Para este momento, aposte em um gel de limpeza e em um tônico com ativos adstringentes.

2) Aposte no filtro solar com toque seco
A pele negra possui um fator de proteção solar natural, que a torna mais resistente à exposição solar - devido à quantidade maior de melanina presente. Por outro lado, esse mesmo motivo também ajuda a colaborar para o surgimento de manchas. Sendo assim, o uso do filtro solar se torna fundamental para este tipo de pele. Invista em um produto com FPS 30 ou maior, com amplo espectro e toque seco - se possível, também é importante que o protetor tenha cor para proteger a pele contra os danos da luz visível.
3) Não esqueça o hidratante
Para manter as fibras de colágeno bem firmes, devemos preservá-las. Para fazer isso, é importante sempre hidratar muito bem a pele, principalmente do rosto. Faça este ritual usando um hidratante com textura gel não oleosa e que tenha alta absorção.

4) A esfoliação deve ser realizada duas a três vezes na semana
A foliculite é uma inflamação muito comum na pele negra. Para evitar que essas bolinhas vermelhas apareçam principalmente após a depilação, inclua a esfoliação na rotina de cuidados. É importante fazer esse ritual de forma suave duas a três vezes na semana nas áreas acometidas, como pernas, virilhas e axilas.

5) Use vitamina C
A vitamina C ainda pode ser usada para clarear e beneficiar a luminosidade da pele, devido a sua ação inibidora de formação de melanina - pigmento que em excesso forma manchas no corpo, principalmente na pele negra.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 01 de Julho de 2019
Modificada em: 26 de Agosto de 2019
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!