Produtos relacionados
Já notou sinais de irritação, coceira e desconforto próximo à raiz do cabelo? Fique atento: esses sintomas podem apontar um quadro de couro cabeludo sensível. Além de ser bastante reativa, a região costuma apresentar outros incômodos, como vermelhidão, ardência, ressecamento, dor, descamação e até ocasionar a queda dos fios. Por outro lado, é importante ressaltar que existem alguns fatores que podem piorar esse cenário. Pensando nisso, o DermaClub apresenta 5 desses agravantes para você + o que deve ser feito para amenizar a sensibilidade da região. Veja só!
1) Estresse
O estresse pode causar uma série de alterações na pele e em sua extensão, o couro cabeludo. Esse fator é capaz de deixar a região mais irritada de várias maneiras, sendo uma delas o aumento da oleosidade, que pode refletir no surgimento de caspa (dermatite seborreica). Com isso, o local se torna mais irritado e com descamações que geram coceira e vermelhidão. Além disso, o problema pode causar até mesmo a queda dos fios.
Neste caso, o ideal é controlar o estresse e a ansiedade, se necessário, com ajuda de um psicólogo para prevenir a sensibilidade do couro cabeludo, bem como todos os outros problemas causados por essa alteração emocional.
2) Uso de shampoos e condicionadores com agentes agressivos
Manter o cabelo limpo é uma forma de controlar a sensibilidade do couro cabeludo, mas usar shampoos e condicionadores com substâncias agressivas pode piorar mais ainda o quadro. Sendo assim, o ideal é investir em uma linha de cuidados capilares livre de parabenos, silicone, álcool, fragrância e outros agentes agressivos. É importante evitar até mesmo aqueles produtos com sulfatos, pois seu uso constante pode causar o ressecamento da extensão da pele. Hoje em dia, existem shampoos e condicionadores com substâncias suavizantes como a alantoína - um ingrediente calmante capaz de amenizar a sensibilidade do couro cabeludo.
3) Lavar o cabelo muitas vezes ao dia
Quando lavamos o cabelo muitas vezes durante o dia, o couro cabeludo reage com algumas alterações. Uma, pode ser o efeito rebote, causando mais oleosidade na região. A outra pode ser o ressecamento local, que normalmente acontece quando utilizamos um shampoo à base de sulfato. Ambos os cenários podem causar sintomas da sensibilidade, como coceira, irritação, descamação e vermelhidão.
A solução é simples: basta diminuir a frequência das lavagens. Observe a reação do seu seu couro cabeludo ao lavar o cabelo em datas alternadas ou a cada dois dias.
4) Enxaguar os fios com água quente
A água quente pode ser outro agravante para o couro cabeludo sensível. Assim, como a pele, a região pode ficar irritada e descamativa. Sendo assim, prefira banhos frios e mornos que fazem bem tanto para o couro cabeludo quanto para os fios, deixando-os mais macios e brilhosos.
5) Procedimentos químicos
Escova progressiva, relaxamento, tintura… todos esses procedimentos podem piorar o estado do couro cabeludo sensível, deixando-o mais irritado, piorando a vermelhidão, causando coceira e descamação. Portanto, o mais indicado é suspender esses métodos e melhorar a saúde e brilho dos fios com alternativas de tratamento, como máscaras e ampolas de hidratação e nutrição.
Além dessas dicas, não deixe de procurar um dermatologista especialista em dermatologia capilar para lhe receitar o melhor tratamento.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 20 de Abril de 2018
Modificada em: 23 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!