PRODUTOS RELACIONADOS
A queda de cabelo exagerada é uma condição de assusta muita gente. Os especialistas afirmam que é normal perder até 100 fios por dia, mas quando notamos que essa queda tem sido constante e bastante intensa, é necessário procurar ajuda.
Seu cabelo está caindo e você não sabe o porquê. Especialistas afirmam que a queda de cabelo é considerada normal quando a caem até 100 fios por dia, mas no momento em que a perda de cabelo se torna constante e intensa, com muitos tufos e espalhados pela casa, é importante procurar ajuda logo, antes que o problema se agrave! Para entender qual é o motivo da queda de cabelo e como podemos evitar, o DermaClub entrevistou seu time de dermatologistas, que esclareceu as melhores maneiras de tratar e evitar a perda dos fios.
1. “Por que o meu cabelo cai?”
Você pode não saber, mas todo cabelo tem um ciclo de crescimento e queda. Porém, quando sua estrutura está fragilizada - desde a raiz até as pontas - os fios quebram e tendem a cair mesmo fora da fase de queda. Tal problema costuma acontecer em pessoas que fazem muitos procedimentos químicos, por exemplo. Mas além dos fatores locais, a queda também pode estar relacionada com questões de saúde, como falta de vitaminas, estresse, anemia, hormônios e dermatite seborreica com caspa.
2. Quais são as causas da queda de cabelo?
De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, a queda de cabelo pode acontecer por conta de diversos fatores. é importante observar a movimentação dos seus fios, pois a maioria das quedas não acontece exatamente no momento em que o fator desencadeante está ocorrendo, já que as consequências normalmente aparecem três meses após o episódio em questão.
2. 1. Secador e chapinha: motivam a quebra e a queda de cabelo, principalmente para as pessoas que possuem fios mais frágeis e ralos. Se você vem notando que está perdendo muitos cabelos com a chapinha e o secador, interrompa o uso imediatamente.
2. 2. Estresse: pode causar a queda intensa dos fios. Esse problema pode acontecer após traumas físicos e emocionais, depois da gestação ou algumas doenças e infecções.
2. 3. Procedimentos químicos: se você fez uma escova progressiva, relaxamento, pintou ou descoloriu as madeixas e está perdendo muitos fios, o ideal é dar um tempo nesses procedimentos e adotar uma rotina de cuidados com o cabelo.
2. 4. Doenças no couro cabeludo: alopécia, foliculite, dermatite seborreica são condições que causam a queda de cabelo. Se você notar falhas no couro cabeludo, procure o quanto antes um dermatologista para solucionar o problema.
3. O que é alopecia?
A Drª Gabriella explica: “Essa condição é caracterizada pela redução dos cabelos que pode ser através da queda ou da diminuição no seu surgimento”, explicou. Neste caso, é fundamental reparar se você está apenas perdendo cabelo ou se, além disso, não está nascendo novos fios. O problema costuma provocar grandes falhas na região, deixando o couro cabeludo à mostra.
4. Queda de cabelo após a gestação
No decorrer da gravidez, as alterações hormonais fazem com que a queda natural dos fios diminua. Depois que o bebê nasce, cerca de três meses após o parto, todos os hormônios se normalizam e aquele cabelo todo que não caiu quando durante a gravidez, começa a cair.
5. A caspa pode causar a queda de cabelo?
Pode sim e isso se deve ao quadro inflamatório do couro cabeludo. A Drª Lilia Guadanhim, de São Paulo, esclarece: “Muitas vezes observamos também que pacientes que já sofrem de queda capilar têm receio de lavar os cabelos e acabam tendo uma piora do quadro de caspa e a perda dos fios se agrava ainda mais”, atentou.
5. Sinais de alerta para a queda de cabelo
A Drª. Gabriella afirma que devemos sempre observar os momentos em que acontece a queda dos fios. “é importante notar se estão aparecendo tufos no travesseiro ou no chão da nossa casa”. Se isso anda acontecendo com você, o ideal é procurar um dermatologista para diagnóstico e tratamento.
6. Produtos para controlar a queda de cabelo:
- Shampoo antiqueda
7. Mitos e verdades sobre queda de cabelo
7. 1. O uso de shampoo antiqueda funciona no tratamento?
Verdade, mas não é a única solução. A dermatologista Dra. Sineida Berbert, do Paraná, explica que o shampoo antiqueda é um excelente coadjuvante no tratamento da queda de cabelo. Junto com ele, muitas vezes é necessário apostar em um medicamento tópico ou oral.
7. 2. O estresse pode causar a queda dos fios?
Verdade. A profissional esclarece que o estresse é uma das principais causas de queda de cabelos. “Em situações estressantes existe uma maior secreção do hormônio cortisol, levando uma perda de cabelo ainda maior”, contou.
7. 3. Ao contrário o que dizem, a química não pode causar a queda dos fios?
Mito. “O uso de coloração, alisamentos e progressivas, assim como o secador e a chapinha, podem levar à queda, assim como podem produzir um processo de dermatite de contato e induzir a perda dos fios”, atentou a dermatologista.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 15 de Janeiro de 2019
Modificada em: 10 de Junho de 2022