Main content

Vitamina A: dermatologista fala para que serve e benefícios

Queda de cabelos, surgimento de rugas e linhas finas e cabelo ressecado? Pode ser deficiência de vitamina A?
12 jan 2024

O Dermaclub, em parceria com a dermatologista Mayara Nascimento do time Dermaclub trazem nesse post tudo o que você precisa saber sobre a vitamina A e qual papel ela desempenha no nosso organismo. Entenda os sinais que seu organismo dá pela falta dessa vitamina e descubra os melhores produtos com esse ativo para sua pele. 

Para que serve a vitamina A?


 A vitamina A é um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres, agentes associados ao envelhecimento precoce e algumas doenças como artrite e lúpus. Nos dermocosméticos a vitamina aparece na forma de retinol, e é muito usada na redução de rugas e linhas finas, graças a sua grande eficácia para melhorar a elasticidade e firmeza da pele. 

O Retinol 0.3 da SkinCeuticals é um ótimo exemplo de retinol (vitamina A) em dermocosméticos para a pele, tendo indicação de uso noturno e para pessoas 40+, formulado com grandes concentrações do composto, ele estimula a renovação celular, favorece a produção de colágeno e diminui a aparência de linhas finas, rugas e marcas de expressão.

“A vitamina A é um micronutriente, dissolvível em gordura e desempenha um papel muito importante para uma boa imunidade e a regeneração dos tecidos do corpo.” diz a especialista. 


Quais os benefícios da vitamina A para a pele?


Segundo a médica dermatologista do time Dermaclub, Mayara Nascimento, na pele a vitamina A se mostra crucial para a regeneração celular, essencial para uma pele brilhante, macia e sem marcas e manchas, promovendo uma pele saudável, suave e radiante. O ingrediente é um componente chave em muitos produtos de cuidados com a pele devido ao seu papel na redução de rugas e acne, podendo ser amplamente encontrado sobre a forma de ácido retinoide, ou retinol. 

Se você está procurando produtos com retinol para o tratamento de rugas e linhas finas, então a indicação do Dermaclub de hoje é o Retinol B3 da La Roche-Posay, um sérum concentrado, com poder antirrugas, uniformizador e restaurador, que combina os poderes do Retinol e da Vitamina B3 e permite uma alta eficácia anti-idade com máxima tolerância para as peles sensíveis, mas não vale esquecer do protetor solar, hein? 


Quais os benefícios da vitamina A para o cabelo? 


Os efeitos da vitamina A nos cabelos vão de A a Z, influenciando desde a hidratação e crescimento até o combate à quebra dos fios. 

Ela é a responsável pela produção da oleosidade natural dos fios, com função de proteção e hidratação dos fios de dentro para fora, impedindo inclusive a queda e os fortificando, prevenindo quebra e pontas duplas. 


O que a falta de vitamina A pode causar no corpo?


A falta de vitamina A no corpo pode levar a problemas de visão e no sistema imunológico. Essa vitamina é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos seres humanos, tendo funções essenciais para as estruturas epiteliais. 

Como fazer o corpo absorver vitamina A?

A vitamina A é lipossolúvel, o que significa que se solubiliza facilmente em óleos, portanto uma ótima dica é caprichar no azeite de oliva na sua salada sempre que possível e desde que isso não afete sua dieta em outros quesitos. 

Quais alimentos têm vitamina A?
A vitamina A pode ser encontrada em diversos alimentos e por sua característica lipossolúvel você já sabe que a combinação perfeita para dar um boost na absorção dessa vitamina é usar um fio de óleo e azeite de oliva, especialmente nos seguintes alimentos: 

  • Cenouras
  • Fígado
  • Ovos
  • Peixes gordurosos
  • Aboboras
  • Espinafre
  • Brócolis 
  • Manga


A dica é sempre manter uma alimentação saudável e seu prato bem colorido, mas dar uma atenção especial a esses alimentos irá aumentar a vitamina A no seu organismo e potencializar todos os seus pontos positivos, e logo você estará vendo sinais de melhora em sua pele e cabelos. 


Como repor vitamina A?


Desde que em casos de deficiência diagnosticada por um profissional de saúde a suplementação pode ser prescrita e é uma ótima opção para repor essa vitamina no organismo, mas a dica principal ainda é manter uma alimentação saudável e variar na ingestão de alimentos ricos em vitamina A. 


“A reposição de vitamina A depende especificamente do problema que o paciente sofre, caso seja na pele a principal indicação é o uso tópico, geralmente em forma de cremes, Agora, pacientes com deficiência em vitamina A suplementação é feita de outras formas, dependendo exclusivamente de cada médico” 
 

Banner clube de vantagens Dermaclub

 

Orientation message
For the best experience, please turn your device