Produtos relacionados
Você com certeza já ouviu falar em drenagem linfática, mas será que sabe exatamente do que se trata? Embora a celulite e gordura localizada sejam características comuns da mulher, muitas consideram esses detalhes incômodos estéticos e fazem de tudo para minimizar o seu aspecto. Existem algumas formas de acabar com o excesso de gordura e os “furinhos” na pele, e um dos mais comuns é a drenagem linfática. Para entender mais sobre essa massagem, o DermaClub explica como essa técnica ajuda a deixar seu corpo moldado e a eliminar a retenção de líquido. Confira!
O que é a drenagem linfática?
A drenagem não é uma simples massagem. O principal ponto dessa técnica é fazer uma espécie de desintoxicação do sistema linfático. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o procedimento tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico.
Os movimentos são feitos em partes estratégicas do corpo, como abdômen, coxas e braços a fim de melhorar a circulação sanguínea e eliminar as toxinas. Por isso é que, muitas vezes, após o procedimento, várias pessoas afirmam que o resultado é imediato, pois o corpo desincha automaticamente.
A drenagem linfática acaba com a celulite e a gordura localizada?
De acordo com a SBD, a drenagem linfática possui grande influência no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestivo, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções. Todos esses fatores, auxiliam na diminuição da celulite e da gordura localizada.
Mas é importante entender que, para manter um resultado positivo e duradouro, além da massagem, precisamos adotar uma alimentação saudável, evitar o consumo de açúcar e praticar algum tipo de atividade física. Para atingir um corpo bonito e saudável, é necessário adotar um tratamento multifuncional.
Quem pode e quem não pode fazer a drenagem linfática?
A técnica é recomendada para todos os pacientes que apresentam condições apropriadas de saúde, tanto é que a massagem é bastante indicada para grávidas que desejam eliminar a retenção de líquido, muito comum durante a gestação. A drenagem também ajuda a diminuir os sintomas da TPM, além de amenizar lesões de cicatrizes hipertróficas e queloidianas.
Está pensando em aderir a drenagem linfática na sua rotina de beleza? Consulte o seu dermatologista e veja se você está apta a fazer.
Publicada em: 01 de Junho de 2018
Modificada em: 01 de Junho de 2018
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!