Envelhecer é inevitável. Com o passar dos anos, a pele passa por uma série de transformações, que vai desde o surgimento das linhas de expressão até flacidez e manchas. Embora seja impossível lutar contra o relógio, é importante saber que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco, que agem de forma bem diferente no organismo. Você sabe qual é a diferença entre os dois? Quer saber como cada um funciona? A fim de esclarecer essas dúvidas, o DermaClub convidou a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. Veja só!
Envelhecimento intrínseco e extrínseco: entenda a diferença
De acordo com a médica, muitos fatores levam ao envelhecimento da pele. “Alguns deles podem ser combatidos e prevenidos com mudanças de hábitos e procedimentos clínicos. Outros, no entanto, não são possíveis, fazendo parte de um processo natural”, afirmou.
O envelhecimento intrínseco corresponde ao desgaste natural das células do corpo. Ou seja, com o tempo, todos nós teremos linhas de expressão, rugas, flacidez, pele seca e fina. “Essas mudanças são controladas por nossos genes e não há nada que possamos fazer para impedi-las”, explicou. Por outro lado, o envelhecimento extrínseco é o processo de envelhecimento relacionado com os hábitos e exposição a fatores externos como radiação solar, poluição, fumo, álcool e sedentarismo. A boa notícia é que ele é possível de ser evitado e corrigido, principalmente, com tratamentos antioxidantes com vitamina C e filtro solar.
Como evitar os primeiros sinais do envelhecimento extrínseco
Segundo a Dra. Valéria, a prevenção do envelhecimento precoce pode ocorrer por meio de escolhas saudáveis. “É importante não se expor deliberadamente ao sol, aplicar e reaplicar o filtro solar ao longo do dia, além de manter um estilo de vida saudável. Por isso, alimente-se bem, evite o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, e faça exercícios físicos regularmente. Essas ações preventivas reduzem o efeito do envelhecimento antes do tempo”, garantiu.
Dermocosméticos específicos ajudam na prevenção do envelhecimento precoce
Além da mudança de hábitos, para não envelhecer antes do tempo também precisamos investir em uma boa rotina de cuidados com a pele. Os passos que não podem faltar independentemente das características do rosto? Limpeza, aplicação do filtro solar e o uso de antioxidantes - substâncias que neutralizam os radicais livres, responsáveis pela degradação das células saudáveis da pele, levando ao envelhecimento precoce.
Aposte em ativos que ajudam a tratar e prevenir esse processo, como vitamina C, ácido ferúlico, phloretin, cafeína e Ruscus aculeatus. “Se a pele do paciente for muito oleosa, indico produtos com textura sérum, que absorvem rapidamente e não deixam toque pegajoso”, indicou a médica.
Para prevenir os primeiros sinais do envelhecimento, consulte um dermatologista. Somente este profissional está apto para indicar os melhores produtos para as suas necessidades.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 26 de Outubro de 2017
Modificada em: 26 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Valéria Marcondes
CRM: 50.283
Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Valéria Marcondes é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de membro fundadora da Sociedade de Laser de São Paulo. A especialista ainda ministra frequentemente aulas e workshops, e possui diversos trabalhos e artigos publicados em periódicos científicos, bem como inúmeras participações em congressos nacionais e internacionais. Hoje, é médica e fundadora da Clínica Valéria Marcondes, voltada para tratamentos de beleza e estética de homens e mulheres, com sedes localizadas em Alphaville e Pacaembu, São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!