Main content
Mulher negra de oculos na menopausa

Menopausa: dermatologista fala o que é e sintomas

Saiba o que é a menopausa e conheça suas implicações e como ela afeta a vida dos indivíduos.
06 dez 2023

A menopausa é um quadro comum para muitas pessoas em determinada etapa da vida, no entanto, o tema ainda é tratado como tabu. Nesse post do Dermaclub entenderemos mais a fundo sobre esse tema e suas implicações na saúde de quem passa por essa fase. Confira!

O que é menopausa?

Segundo a Dra. Tatiana Matos “Menopausa é uma etapa na vida reprodutiva da mulher, quando as funções ligadas à reprodução são extintas e a mulher tem redução dos hormônios que anteriormente eram preponderantes”.

 Geralmente ocorrendo entre os 45 e 55 anos, a menopausa ainda é motivo de tabu para algumas mulheres, no entanto, essa fase da vida é comum entre pessoas com útero e marca a última menstruação e o fim da vida reprodutiva daquele indivíduo. 

O que acontece com o nosso corpo na menopausa?


Nessa fase da vida, é fundamental ter um acompanhamento médico mais estreito, já que os hormônios produzidos nos ovários podem acabar sendo um fator de risco no câncer de mama e outras complicações médicas. Algumas das mudanças mais comuns são:

  • Coceira e secura vaginal, bem como diminuição da libido
  • Risco aumentado de doenças cardiovasculares
  • Ondas de calor
  • Incontinência urinária.
  • Dores de cabeça frequentes
  • Distúrbios de sono (como a dificuldade para dormir)
  • Aumento de peso 
  • Perda de massa óssea
  • Alterações da pele, cabelos e unhas


O que é menopausa precoce?

Também conhecida como IOP ou Insuficiência Ovariana Prematura, essa condição descreve a interrupção do ciclo menstrual e a diminuição da função ovariana antes dos 40 anos, a época mais comum da menopausa se iniciar. Na IOP, os ovários perdem a capacidade de produzir óvulos de forma regular atendendo também às funções hormonais como a queda de hormônios importantes como o estrogênio e a progesterona. As causas da menopausa precoce podem variar e incluir fatores genéticos, autoimunes, cirurgias, rádio ou quimioterapias, entre outras condições de saúde; por isso, é sempre importante manter as consultas ao ginecologista em dia e consultá-lo sempre que algo incomum acontecer. 


Como eu sei que estou entrando na menopausa?


Algumas mulheres não apresentam alterações corporais nem sintomas da menopausa, já para outras, sintomas como as famosas ondas de calor, dificuldade para esvaziar a bexiga ou sucessivas infecções ginecológicas e irritabilidade alta são sintomas muito comuns. 

Também são comuns problemas psicológicos como a ansiedade e depressão, melancolia, perda de memória e insônia. Além disso, outra alteração muito comum, mas que assusta muitas mulheres nesse período é a alteração nos cabelos, unhas e principalmente na pele. E foi pensando nessa necessidade dessa fase tão delicada que a Vichy inovou e lançou a linha Neovadiol, que foi desenvolvida para minimizar os impactos da menopausa na pele, trazendo inclusive o Neovadiol Sérum, um sérum facial multicorretor dos sinais da idade com foco total de ação em pessoas na menopausa. 

Esse produto tem uma ação profunda de correção de rugas, redefinição de contornos faciais, além de melhorar na luminosidade e nutrição da pele, contando com ativos como o ácido glicólico, responsável por realizar um peeling químico na superfície da pele e uniformizar o tom, auxiliando também na remoção de manchas e imperfeições pré-existentes.

Ativos como o proxylane, um poderoso formador que foca em rugas e linhas finas de expressão, bem como a flacidez e ômegas 3-6-9 que irão repor a camada lipídica que a pele naturalmente perde nesse período da vida, nutrindo e hidratando profundamente a pele. Além da água vulcânica de Vichy, uma água termal rica em minerais e conhecida por suas propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Quais são os primeiros sinais da menopausa?


Os primeiros sinais da menopausa são também os mais comuns, como as ondas de calor, ausência de menstruação e irregularidades do ciclo, as alterações vaginais, da libido e dificuldade para dormir. 
 

Produtos da linha Neovadiol da Vichy expostos


Qual a idade da menopausa?


Em geral, a idade mais comum da menopausa é entre os 45 e 55 anos, caso ocorra antes, por volta dos 40, é chamada de menopausa prematura. 

Qual o exame para saber se está na menopausa?


Existe hoje disponível em clínicas e laboratórios um teste de verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimulleriano), é ele quem auxilia na identificação se uma pessoa entrou ou está perto de entrar na menopausa.

Em alguns casos também podem ser pedidos um exame hormonal responsável por identificar um hormônio folículo estimulante, o FSH. Ele irá avaliar a reserva ovariana disponível. Lembrando que este exame não é o mais comumente pedido, e é indicado apenas quando há algum outro sintoma ou desconfiança, para que se avalie a possibilidade de outras condições que possam estar afetando o organismo daquela pessoa.

O que pode piorar a menopausa?


A menopausa é uma fase comum da vida, qualquer desconforto ou sintoma mais forte que atrapalhe a vida cotidiana deve ser investigada mais a fundo com um médico especialista, no entanto, alguns hábitos podem piorar os quadros da menopausa, tais como: 

  • Tabagismo: o uso constante de cigarros além de afetar negativamente vários aspectos do organismo como o cardio, respiratório e circulatório também pode ser responsável por piorar vários quadros comuns da menopausa. 
  • Má alimentação: uma dieta não balanceada, cheia de gorduras e pobre em verduras e proteínas de qualidade também são responsáveis pela piora da qualidade de vida de pessoas na menopausa. 
  • Estresse e sedentarismo: categoricamente conhecido por piorar as ondas de calor, alterações de humor, ganho de peso e perda de massa óssea, esses comportamentos costumam piorar a qualidade de vida. 
  • Vergonha e isolamento social: Falar sobre o tema é importante para que o tabu sobre o tema diminua, já que isso incentiva pessoas nessa fase da vida a esconderem e se isolarem, o que pode contribuir para quadros de ansiedade e depressão.

Você reparou que todos os itens acima pioram a qualidade de vida de todas as pessoas e não apenas aquelas que estão passando pela menopausa, não é? Portanto, procure sempre um estilo de vida saudável e equilibrado e cuide sempre da sua pele de forma antecipada, para diminuir os impactos da menopausa na saúde da sua pele. 

Nesse sentido, a linha Neovadiol foi inteiramente pensada para pessoas que estão passando por essa fase da vida e precisam de um cuidado mais específico para manter a pele macia e com um viço incrível, além da diminuição de rugas e linhas de expressão, os produtos da linha Neovadiol de Vichy têm ótima aceitação em todos os tipos de pele, fácil absorção e espalhabilidade.  

Quando termina o período da menopausa?

Como qualquer período da vida de uma pessoa, a menopausa possui fases, sendo elas a pré-menopausa, a perimenopausa, menopausa e a pós-menopausa.

A pós-menopausa costuma durar em média 15 anos, se inicia um ano após a última menstruação e dura até o fim da vida. Nessa fase, quando os sintomas permanecem, eles costumam ser bem mais brandos, e pessoas nessa fase costumam ter um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e osteoporose. 
 

Como a menopausa afeta a pele?

A menopausa impacta diretamente a saúde e aparência da pele. Com o envelhecimento hormonal, a produção de colágeno diminui, resultando em uma perda de elasticidade e firmeza da pele. As glândulas sebáceas também produzem menos óleo, levando ao ressecamento, o que pode causar coceira e desconforto, além também do afinamento da pele devido à diminuição do colágeno e, como resultado, torna-se mais suscetível a lesões, hematomas e danos. 

A perda de colágeno contribui para o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez e durante a menopausa, muitas mulheres também experimentam áreas de hiperpigmentação na pele, o que pode afetar a uniformidade do tom. Cuidados específicos com a pele e a adoção de uma rotina de cuidados podem ajudar a minimizar esses efeitos e a manter a saúde e a vitalidade da pele durante essa fase da vida. 

Vichy inova no mercado e traz o  Neovadiol Sérum e o Creme Nutritivo Neovadiol, uma linha inteiramente pensada para pessoas que passam por essa fase da vida. Essa linha de produtos ajuda a combater os efeitos da menopausa na pele, como a perda de colágeno, o surgimento de rugas e linhas de expressão, e a perda de maciez e viço.

Como tratar a menopausa?


Uma das opções mais comuns para tratar a menopausa é a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que envolve a reposição dos hormônios que diminuem durante a menopausa, como estrogênio e progesterona, esse tratamento pode aliviar sintomas como ondas de calor, ressecamento vaginal e alterações no humor. No entanto, a TRH não é adequada para todas as mulheres e tem riscos associados, por isso a decisão de usá-la deve ser discutida com um profissional de saúde. 

Existem também opções não hormonais, como antidepressivos e medicamentos para pressão, que podem ser prescritos para aliviar sintomas como ondas de calor e alterações no sono. Suplementos nutricionais, como óleo de prímula, vitamina E e cálcio, também podem ajudar a aliviar sintomas leves, no entanto, a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e exercícios regulares, pode fazer uma grande diferença na maneira como as mulheres enfrentam a menopausa, proporcionando alívio dos sintomas e promovendo o bem-estar geral.
 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Clube de Vantagens Dermaclub

 

 
 
 

artigos relacionados

Se você tem a pele oleosa, com certeza não vai usar os mesmos produtos de skincare de quem possui pele seca, certo? Para que a sua rotina de cuidados seja eficaz, antes de qualquer coisa é necessário descobrir qual o seu tipo de pele: oleosa, seca, mista ou normal. Cada um tem necessidades diferentes e específicas, como espinhas, cravos, ressecamento... E para cada problema, existe uma solução. Neste espaço, você encontra dicas para cuidar adequadamente do seu tipo de pele - confira!

Orientation message
For the best experience, please turn your device