Ninguém pode negar: a pele adulta requer alguns cuidados especiais. Afinal, entre os 30 e 45 anos, já é possível começar a notar algumas mudanças no rosto, como o surgimento de rugas e linhas de expressão. Mas, o que poucas pessoas sabem é que, existe um outro problema que também pode surgir durante este período: a acne. Para entender mais sobre o assunto, o DermaClub conversou com a dermatologista Sineida Berbert que contou como lidar com esses incômodos na pele. Veja só!
Acne adulta vs rugas: entenda o que pode causar esses problemas na pele
De acordo com a médica, esses problemas de pele costumam surgir por motivos bem diferentes. “No caso da acne da mulher adulta, o principal fator é a sensibilidade aos andrógenos, que são ativados por fatores externos, como fumo, alimentação, exposição excessiva ao sol e estresse. Além disso, alterações hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, também podem resultar nas espinhas”. Já quando se trata do aparecimento de rugas, a causa pode estar ligada ao envelhecimento da pele e ação dos radicais livres. “A diminuição do ácido hialurônico - responsável pela hidratação e preenchimento da pele - e a danificação das proteínas estruturais da pele, como o colágeno e elastinapodem influenciar no quadro”, explicou. Por isso, é sempre importante consultar o seu dermatologista para identificar a causa do problema e, assim, garantir o tratamento adequado.
Saiba quais são os melhores tratamentos e ativos para combater a acne adulta
Para a dermatologista, o tratamento para acne adulta pode ser feito através do uso de com produtos tópicos, como retinóides, ácido azeláico, alfahidroxiácidos, niacinamida, lipohidroxiácidos e peróxido de benzoíla. Além destes, existem outros procedimentos que podem ajudar. “é possível associar peelings químicos e físicos à terapia com LEDS, especialmente as que utilizam luz azul e vermelha, que possuem ação antiinflamatória e cicatrizante”, contou. Em alguns casos, o especialista também pode recomendar o uso de contraceptivos hormonais, antibióticos orais, isotretinoína e até mesmo medicamentos com ação anti-androgênica, como a espironolactona.
é possível evitar o surgimento de rugas na pele?
Muita gente pensa que os cuidados para evitar os sinais de envelhecimento na pele, como as rugas, devem começar apenas na fase adulta. Mas, segundo a dermatologista, os primeiros cuidados devem começar antes disso. “Como existe o processo de envelhecimento extrínseco, alguns fatores podem ser corrigidos. Evitar o fumo, utilizar filtro solar de amplo espectro e fazer uso de antioxidantes que contenham vitamina C ou ácido ferúlico são boas formas de evitar esse incômodo”, afirmou. Além disso, produtos que combinam biopeptídeos com ácido hialurônico, ácido glicólico ou ácido salicílico também são bem-vindos, já que estimulam a produção do colágeno e da elastina ao mesmo tempo em que mantém a função da barreira cutânea.
Trate a acne da mulher adulta com os dermocosméticos e ativos corretos
Se a acne se tornou um verdadeiro incômodo para você, saiba que existem alguns cuidados que podem ajudar a tratar e dar adeus as temidas lesões: “é importante manter a higienização da pele com sabonete e gel de limpeza específico para o problema. Nesse caso, os produtos com ácido salicílico e LHA são grandes aliados”, indicou. Para quem tem o costume de usar maquiagem no dia a dia, é fundamental o uso de uma solução micelar que limpe a pele sem ressecar.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 24 de Agosto de 2020
Modificada em: 18 de Janeiro de 2023

palavra do dermatologista
DRA. SINEIDA BERBERT FERREIRA
CRM: 12283
Médica graduada pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e com Residência Médica em Dermatologia clinica e cirúrgica pela mesma universidade -UFF. Título de especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia da SBD. Título de especialista em Hansenologia pela SBH. Título especialista em dermatologia pela AMB. International Fellow American academy of dermatology. Proprietária e diretora clínica da clínica de Dermatologia Dra Sineida Berbert Ferreira em Maringá -Pr. Membro do conselho científico da Psoríase Brasil. Autora livro “Doutor eu tenho muito suor “- Grupo Gen - AC farmacêutica - 2000.palavra do dermatologista
