Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Reflexologia: conheça os benefícios da técnica nos pés e nas mãos e aprenda como fazer em casa

Conheça a técnica de reflexologia e saiba como praticar a técnica em casa / Foto: Getty Images
Conheça a técnica de reflexologia e saiba como praticar a técnica em casa / Foto: Getty Images

Redação por Livia Dambrosio

Você já ouviu falar em reflexologia? Para amenizar o estresse em casa, principalmente durante a quarentena, além de praticar atividades que envolvem o corpo e a mente, como yoga e meditação, a reflexologia é uma excelente opção. Esse método estimula de forma precisa as terminações nervosas, proporcionando equilíbrio e bem-estar físico e emocional. Para entender um pouco mais sobre o assunto, o DermaClub entrevistou o reflexoterapeuta Edivaldo Dias, que explicou os benefícios dessa tática e como praticá-la nos pés e nas mãos.

O que é reflexologia? É um tipo de massagem?

Reflexologia é o estudo dos reflexos. De acordo com o especialista, é uma técnica curativa holística e, especificamente a reflexologia podal, é um método complementar pautado na anatomia e fisiologia humana. “Ela identifica, previne e trata distúrbios fisiológicos e desequilíbrios emocionais (causas e sintomas) através de estímulos por pressão nas terminações nervosas em pontos específicos dos pés e das mãos”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Edivaldo ainda ressalta que não se trata de uma massagem, como muitas pessoas pensam, embora inicialmente se apliquem manobras ‘relaxantes’ antes de iniciar a pressão dos pontos. “A reflexologia é uma técnica de tratamento para questões físicas e emocionais, estimulando plexos nervosos relacionados aos órgãos e emoções sob radar do tratamento”, apontou.

Quais são os benefícios da reflexologia para o corpo e bem-estar?

- Desenvolver e melhorar o autoconhecimento;
- Agindo sobre o sistema nervoso, elimina acúmulos de sangue nos plexos nervosos dos pés, restabelecendo a comunicação entre cérebro e todo organismo;
- Ajuda a equilibrar os sistemas, estimulando um ponto (órgão) pouco ativo e atenuando uma área muito ativa;
- Promove consciência do estado de saúde (física e emocional) do paciente através do toque, pois por ele sentimos os pontos de carência que podem estimular reações no corpo, e se manifestar em até 24 horas após a sessão;
- Melhora da saúde e bem estar geral, como influência na atividade intestinal, qualidade do sono e muito mais.

Como a reflexologia é feita no corpo? Qual é a diferença da técnica feita nos pés e nas mãos?

O especialista estimula através da pressão de pontos mapeados, com uma ferramenta chamada ponteiro ou com o próprio dedo. “Os estímulos nos terminais nervosos dos pés, por exemplo, dissipam as concentrações sanguíneas, restabelecendo a conexão comunicativa entre o órgão e o cérebro e informando-o da necessidade de enviarem defesas para o órgão afetado”. Edivaldo revela que a técnica feita nos pés tem um efeito mais rápido e eficaz do que aquela aplicada nas mãos, por isso acaba sendo a mais utilizada ultimamente.

Como praticar a reflexologia em casa?

A reflexologia é feita pressionando os próprios pontos dos pés e das mãos de acordo com os mapas dos pontos, usando o ponteiro e o uso dos próprios polegares. O profissional indica alguns movimentos que você pode fazer em casa para aliviar a tensão e o estresse durante a quarentena:

Reflexologia podal (nos pés)

Para liberar a tensão da cabeça e do pescoço: com os dedos das mãos entrelaçados com os dos pés, junte-os com pressão, fazendo movimentos de leve rotação.

Para relaxar o diafragma: com a mão direita no dorso do pé esquerdo, puxe-o contra o polegar da mão esquerda, que pressionará e caminhará como uma “minhoca” na linha divisória na almofada superior no sentido para o quinto dedo do pé, alternando com movimentos de “puxa e solta” da mão direita, com pressão.

Reflexologia palmar (nas mãos)

Para aliviar o estresse: junte a ponta dos dedos das duas mãos e aplique uma leve pressão entre eles, com movimentos de pulsação. Você também pode massagear a ponta de cada dedo com o polegar até se sentir mais tranquilo.

As manobras podem ser feitas com auxílio de um creme, loção ou óleo hidratante que você tenha em casa.

Produtos relacionados

Com que frequência podemos fazer a reflexologia?

A reflexologia pode ser aplicada com frequência. Em geral, as sessões são semanais para um tratamento eficaz, mas, havendo disponibilidade, ela pode ser feita sempre que necessário. “Por exemplo, entre uma sessão e outra, se o paciente se sente estressado, angustiado, e nos procura, podemos aplicar a técnica”, finalizou.

Este artigo tem a participação de:

Edivaldo Dias, reflexoterapeuta comportamental desde 2008.

Publicada em: 26 de Fevereiro de 2020
Modificada em: 27 de Julho de 2021

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como tirar estrias? Rotina de cuidados caseira e procedimentos para diminuir as cicatrizes na pele

Como tirar estrias? Rotina de cuidados caseira e procedimentos para diminuir as cicatrizes na pele

Saúde

#AcnePositivity: conheça o movimento que apoia a autoaceitação de espinhas

#AcnePositivity: conheça o movimento que apoia a autoaceitação de espinhas

Bem-estar

Ampola de vidro em dermocosméticos: quais os benefícios? Como funciona? Como descartar corretamente?

Ampola de vidro em dermocosméticos: quais os benefícios? Como funciona? Como descartar corretamente?

Saúde

Como cuidar da pele durante o tratamento de câncer de mama: dicas de produtos e rotina de skincare

Como cuidar da pele durante o tratamento de câncer de mama: dicas de produtos e rotina de skincare

Saúde

Dia do médico: conheça a origem dessa data e a importância desses profissionais para o sistema de saúde

Dia do médico: conheça a origem dessa data e a importância desses profissionais para o sistema de saúde

Saúde

O tratamento oncológico e as consequências na pele

O tratamento oncológico e as consequências na pele

Saúde

Últimas Matérias

Neurodermatite: o que é? Como tratar? É a mesma coisa que dermatite atópica? Dermatologista explica Dermatite de contato: o que é, quais os sintomas e como tratar as bolinhas na pele que coçam O que é rosácea: tratamento e controle das manchas vermelhas na pele com skincare e procedimentos O que é psoríase gutata? Dermatologista explica os sintomas de psoríase e como tratar a doença de pele Kit skincare outono/inverno com Cicaplast Baume B5 e Cicaplast Lábios para prevenir a pele ressecada Água termal para rosácea, dermatite atópica... 5 doenças de pele em que o produto é necessário
Ver mais

escolha a loja de sua preferência