Main content
Mulher preocupada com pele feia e cansada

Pele feia? Saiba como montar uma rotina de cuidados!

Descubra neste post de Dermaclub os segredos da dermatologia e rotinas de cuidados para transformar peles feias e cansadas, trazendo um viço radiante.
12 jan 2024

 

Se você já se pegou olhando no espelho e se perguntando a razão de sua pele estar com uma aparência cansada, sem viço e brilho, então o post do Dermaclub de hoje foi feito para você. 
Trouxemos uma série de dicas que irão te ajudar a entender melhor a saúde da sua pele e do seu corpo como um todo, explorando hábitos de cuidados diários, fatores externos até produtos e rotinas eficazes, oferecendo soluções práticas para recuperar a beleza natural da sua pele. 

O que fazer para melhorar o aspecto da pele?


 Para melhorar o aspecto da pele é necessário criar uma rotina de cuidados que seja pensada segundo as características da sua pele que você deseja mudar. 
Por exemplo, se o que te incomoda é a falta de viço e brilho da pele, um ótimo indicado é apostar em um bom hidratante facial, a Loção Facial Hidratante CeraVe com ativos como ácido hialurônico que proporciona uma hidratação intensa, melhora a elasticidade e a textura da pele, niacinamida que ajuda a suavizar a pele, diminui a produção de oleosidade e possui ação antioxidante e também ceramidas, um agente poderoso na redução da descamação, secura e, sensibilidade da pele.

Outra boa pedida para melhorar o viço da pele, é apostar em um bom sérum, como o Cicaplast Serum. Desenvolvido por La Roche-Posay, esse sérum possui vitamina b5, ácido hialurônico e água termal. Composição poderosa para tornar uma pele sem feia e cansada em uma pele hidratada e radiante. Perfeito para peles fragilizadas, sensíveis e ressecadas, por possuir efeito reparador, calmante, esse sérum já mostra os primeiros resultados após a primeira hora de uso.

Como criar uma rotina de skincare?


É claro que para melhorar a pele como um todo, apenas um produto não é o ideal, e por isso é importante pensar em uma rotina de cuidados com a pele, sem pular etapas importantes como a limpeza, que deve sempre ser o primeiro passo em uma rotina de skincare, seguido de um hidratante facial, sérum e fechando sempre com um protetor solar. 
Pensando nisso, Dermaclub traz indicações de alguns produtos, com cuidados especialmente pensados para a pele de todos os brasileiros.

Como você já sabe, todo cuidado deve começar pela limpeza facial com um bom sabonete próprio para o rosto, como o Gel de Limpeza Effaclar Concentrado, com ação antiacne, bactericida e hidratante ou o Gel de Limpeza Intesiva Normaderm que também possui ação antioleosidade e limpa profundamente os poros. 

Com a pele limpa, é hora de ir para os séruns. Séruns são produtos com ativos concentrados que possuem como objetivo a mudança de características indesejáveis da pele. Na lista do  Dermaclub de hoje, se você possui a pele fragilizada e ressecada, o Cicaplast Serum será o match perfeito. Ele possui efeito hidratante, calmante e reparador, perfeito para peles sensíveis. Conta ainda com água termal e ácido hialurônico, que irão devolver à sua pele o efeito saudável e de viço logo após a primeira hora de uso do produto. 

Mas se você procura um tratamento mais intensivo para rugas e linhas finas, então o Retinol B3 da La Roche-Posay é o sérum perfeito para você. Com o poder de uniformizar a pele, melhorar a textura e combater o fotoenvelhecimento, esse produto tem ainda efeito calmante e anti-inflamatório que irão impedir novos cravos e espinhas doloridas de surgirem. 

Um combo ótimo para quem quer ver resultados é Blemish + Age Solution da SkinCeuticals e o Silymarin CF. Esses dois juntam o poder anti-seborreico e esfoliativo de 5 diferentes ácidos ao redutor de oleosidade e poros dilatados da vitamina C. Reduzindo ainda as linhas finas de expressão, aumentando a uniformidade da pele além de ser um antioxidante poderoso. 

Quais os benefícios da rotina de skincare?


Além de melhorar o aspecto de sua pele, te dando um ar de mais saúde, ter uma rotina de skincare também pode ter um impacto na sua autoestima.  A sensação de uma pele saudável e bonita te traz uma confiança maior para enfrentar a correria do dia a dia e alcançar suas metas e objetivos de vida, uma vez que com uma autoestima elevada sua motivação pode aumentar. 
Investir numa rotina de skincare é mais do que apenas um ritual de beleza. É um autocuidado diário que reflete em nossos rostos e saúde mental, é também sobre nutrir e cuidar de si no longo prazo. 

Alimentação e seu impacto para tratar a pele feia e cansada


E quem nunca ouviu que “a beleza se manifesta de fora para dentro"? Sem uma boa alimentação fica muito mais complicado alcançar bons resultados na sua pele. Para isso, separamos algumas dicas do que implementar na sua dieta para dar aquele boost na saúde da sua pele, de dentro para fora. 

  • Hidratação: A ingestão da quantidade indicada de água diariamente é para muitas pessoas o principal trunfo para alcançar uma melhora na pele. Procure sempre ingerir entre 2 e 3L de água por dia. 
  • Probióticos: Alimentos fermentados, além de um ótimo valor nutricional, também são excelentes para a saúde da pele, uma vez que promovem a saúde da microbiota intestinal, os principais atores na absorção de nutrientes e síntese de vitaminas no nosso organismo. 
  • Alimentos ricos em óleo: Alimentos como nozes, linhaça e peixes gordurosos além de auxiliarem na saúde do nosso cérebro, também nos auxiliam na saúde da nossa pele, por terem fator anti-inflamatório, nos ajudam a reduzir inflamações e melhorar a aparência de espinhas e cravos.
  • Alimentos antioxidantes: Essenciais para a diminuição da oleosidade da pele, alimentos com esses fatores podem ser facilmente inseridos na dieta, como laranja, cenoura, azeite de oliva e limão. Por ajudarem na produção de colágeno, esses e outros alimentos também ajudam você a retardar o envelhecimento precoce. 

Essas foram apenas algumas dicas, mas é imprescindível a consulta com um médico nutricionista para melhor compreender as necessidades específicas do seu organismo. 

Como escolher os produtos de skincare?


E você  deve escolher os produtos para skincare conforme as suas necessidades. Se o que você precisa é um reparador e uniformizador de pele, com ação antimarcas, você deve focar em produtos como a Niacinamida, que possui ácido hialurônico e é não oleoso nem comedogênico, o que significa que ele não entope os poros de sua pele. 

Já se o que você procura é uma reversão de rugas profundas, o Minéral 89 é um gel sérum que promove a renovação celular, fortalecendo a pele, além de deixá-la preenchida e hidratada. Enriquecida com água termal mineralizante, concentrada a 89% e rica em 15 minerais que irão transformar a sua pele. 


O que evitar para não deixar a pele feia?

A primeira coisa para se evitar e impedir que sua pele perca a saúde é não usar um bom protetor solar. O uso diário desse produto evita o envelhecimento precoce, melasma e cicatrizes de acne de formarem a hiperpigmentação.

Produtos como o UV-Age Daily possuem textura fluida, toque seco e oil-free, que não entope os poros da sua pele, proporcionando toque aveludado e evitando aumento de oleosidade e aparecimento de espinhas e cravos. Além disso, contém peptídeos pró-colágeno que possuem uma ação anti-idade, deixando sua pele macia, firme e preenchida. Já o Anthelios Airlicium+ se tornou famoso por ser um dos primeiros a trazer a tecnologia antioleosidade na composição, esse protetor solar da La Roche-Posay proporciona efeito matte por até 12h, impedindo que sua pele fique brilhante no final do dia. 

Não esqueça também da hidratação. Sendo um dos passos mais importantes para uma pele bela e saudável, é imprescindível o uso de um bom hidratante. O coringa de todos os amantes de skincare é a Loção Facial Hidratante CeraVe, que possui uma formulação completa e simples, que reúne a hidratação do ácido hialurônico, e antioleosidade da niacinamida e a nutrição das ceramidas numa fórmula leve e profundamente hidratante.  
 

 
 
 

Clube de Vantagens Dermaclub

artigos relacionados

Se você tem a pele oleosa, com certeza não vai usar os mesmos produtos de skincare de quem possui pele seca, certo? Para que a sua rotina de cuidados seja eficaz, antes de qualquer coisa é necessário descobrir qual o seu tipo de pele: oleosa, seca, mista ou normal. Cada um tem necessidades diferentes e específicas, como espinhas, cravos, ressecamento... E para cada problema, existe uma solução. Neste espaço, você encontra dicas para cuidar adequadamente do seu tipo de pele - confira!

Orientation message
For the best experience, please turn your device