Main content

Clareamento de virilha e axila: saiba quais os melhores tratamentos para as manchas escuras na pele

14 mar 2018

As manchas escuras na pele são sempre muito incômodas em qualquer parte do corpo. Além do melasma e daquelas causadas pelo excesso de exposição solar ou envelhecimento, essas marcas no corpo podem surgir nas regiões mais escondidas - as chamadas áreas de contato, como axilas e virilha. Por que elas aparecem? É possível evitar o escurecimento local? Como tratar? O Dermaclub esclarece essas e outras dúvidas juntamente com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, para você entender como clarear a virilha e a axila. Confira!

O que causa o escurecimento da virilha?


De acordo com a médica, as manchas escuras nesses locais se dão por conta do desencadeamento de uma resposta inflamatória que estimula a produção de melanina. “O atrito leva a um espessamento da pele, que acaba escurecendo. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, sobretudo em pacientes com a pele mais morena, que possuem síndrome metabólica - pré-diabetes e diabetes - ou que tiveram reações alérgicas devido a depilação ou o uso de desodorantes”, explicou.

O que fazer quando a virilha escurece? Entenda como clarear a virilha


Desde o uso de dermocosméticos clareadores até a realização de peelings e lasers, existem vários tratamentos indicados para clarear a virilha e a axila. “Podemos optar pelos ativos clássicos, como hidroquinona, alfa hidroxiácidos ou produtos com vitamina C que também possuem ação clareadora, além do ácido kójico, arbutin, licorice, entre outros”. 

A escolha da terapia, na verdade, vai depender de vários fatores, como o grau de hiperpigmentação, a cor da pele, tempo das manchas e causa. Sendo assim, antes de adquirir um produto, consulte o seu dermatologista e descubra a origem dessas lesões escuras na pele.

Evite depilação agressiva


Realizar uma depilação agressiva pode ocasionar o escurecimento da virilha, isso porque essa região tende ser mais sensível e com a depilação essa sensibilidade é potencializada. Por isso, é importante escolher procedimentos de depilação menos agressivos, como a feita com lâmina ou cera. Além disso, é importante não depilar a virilha de forma constante, pois isso pode fazer com que a virilha fique escurecida. 

Escolha roupas confortáveis


Utilizar roupas confortáveis e não utilizar roupas apertadas com frequência também é importante para evitar o escurecimento da virilha. Isso porque o uso constante de roupas apertadas pode causar atrito na região da virilha e essa fricção constante faz com que a virilha fique escurecida. 

Proteção solar para a virilha


Evitar a exposição solar sem proteção é essencial para evitar o escurecimento da virilha. A exposição solar sem proteção pode escurecer a pele em qualquer parte do corpo, por isso é essencial utilizar o protetor solar para evitar o escurecimento. Então, se você vai se expor no sol por longas horas, aplique o protetor solar na região para evitar o escurecimento. 

Esfoliação suave para clarear a pele


Outra forma de tratar áreas escurecidas da pele é através da esfoliação. Com ela é possível remover as células mortas da pele e dessa forma ajudar a clarear a virilha. Porém, é importante fazer a esfoliação de forma suave para não irritar a região.


Entenda como clarear a virilha


Consulte um dermatologista para clarear a virilha


Se você deseja clarear a virilha é importante realizar um acompanhamento com dermatologista. Com o profissional é possível entender as principais causas e os tratamentos mais indicados para clarear a região de acordo com as necessidades da sua pele.

O que fazer para clarear a virilha rápido?


Para clarear a virilha rápido é importante utilizar produtos clareadores, proteger e hidratar a região e alinhar esses cuidados com uma alimentação saudável. O processo de clareamento de manchas é gradual, por isso, é importante ter paciência com o clareamento da região.

Como evitar o escurecimento da virilha e axila?


Com algumas medidas simples e diárias, podemos minimizar o atrito dessas regiões e prevenir o escurecimento. Para a dermatologista, “o importante é manter a áreas bem arejadas e evitar procedimentos agressivos frequentemente, como a depilação com cera, sobretudo na área da virilha”, explicou. Se o procedimento não puder ser dispensado, invista em produtos calmantes e reparadores que evitam a inflamação, como a água termal.

 

Clube de Vantagens Dermaclub
 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 14 de Março de 2018
Modificada em: 21 de Junho de 2022

 

Image
 

palavra do dermatologista

DRA. FLÁVIA ALVIM SANT'ANNA ADDOR
CRM: 66293

Dra. Flávia Addor é dermatologista formada pela Santa Casa de São Paulo, com mestrado no Departamento de Dermatologia da Universidade de São Paulo e extensão universitária na Vrije university (Bruxelas). É membro da Academia Americana de Dermatologia e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a médica fez parte do corpo docente da Universidade de Santo Amaro em São Paulo.
 
 
 

palavra do dermatologista

Image

DRA. FLÁVIA ALVIM SANT'ANNA ADDOR
CRM: 66293

Dra. Flávia Addor é dermatologista formada pela Santa Casa de São Paulo, com mestrado no Departamento de Dermatologia da Universidade de São Paulo e extensão universitária na Vrije university (Bruxelas). É membro da Academia Americana de Dermatologia e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a médica fez parte do corpo docente da Universidade de Santo Amaro em São Paulo.
 
Orientation message
For the best experience, please turn your device