Main content

Dermatite de contato: o que é, causas e como tratar?

Entenda melhor sobre essa condição de pele que causa vermelhidão, coceira e ressecamento.
30 jan 2024

Erupções cutâneas, vermelhidão e coceira. Parece familiar para você? Pois então fique até o final desse blog post de Dermaclub para saber um pouco mais sobre a dermatite de contato e como lidar com os desconfortos dessa condição de pele. 

O que é dermatite de contato?

Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, do time Dermaclub, a dermatite de contato é uma inflamação na pele decorrente do contato por um agente externo, como acessórios, maquiagens, produtos de limpeza e de skincare e outros agentes alérgenos que podem causar uma irritação na pele. 

E não necessariamente a dermatite de contato tem ação do sistema imunológico, mas em pessoas sensíveis
ela pode ativar sim.
” É muito comum essa condição apresentar vermelhidão, coceira e até inchaço, caso desconfie de dermatite de contato é imprescindível que você procure auxilio medico. 

O que causa a dermatite de contato?

 A dermatite de contato pode ter várias causas, geralmente itens do nosso dia a dia que causam uma resposta em nosso corpo. Esses itens costumam ser muito variados, porém existem os mais comuns como sabão, borracha, ácidos, fragrâncias, níquel e tinturas de cabelo. 

Quais são os sinais da dermatite de contato?

A dermatite de contato é uma condição de pele que pode apresentar diversos sintomas. Se você suspeita que possa estar sofrendo desta condição, fique atento aos seguintes sinais:

  • Vermelhidão na pele
  • Coceira intensa
  • Inchaço
  • Bolhas que costumam minar a água
  • Descamação da pele
  • Sensação de queimação
  • Dor
  • Bordas indistintas da pele normal
  • Pequenas elevações na pele
  • Espessamento da pele (em casos mais graves) com aparência rugosa e escura.

Quais são os tipos de dermatite de contato?

Dermatite de Contato Irritativa: Segundo Dra Gabriella, geralmente são por conta de uma ação tóxica sobre a pele, isso é, quando ha exposição direta da pele à substâncias irritantes como produtos químicos, detergentes, solventes ácidos ou bases muito fortes. Caso haja exposição recorrente, a barreira cutânea pode ser enfraquecida e levar ao desenvolvimento de uma dermatite de contato irritativa. 

Alguns elementos que comumente causam este tipo de dermatite de contato em algumas pessoas podem ser desde plantas, metais, medicamentos tópicos como antibióticos, anestésicos e antifúngicos, passando por perfumes, shampoos, esmaltes, adesivos e graxas.

Dermatite de Contato Hipersensível: Nesse caso existe a necessidade de uma exposição prévia ao agente para gerar uma memória específica a este antígeno. Por isso que muitas vezes o paciente cita que já havia usado anteriormente e que não sentiu nada, porém apenas uma segunda vez em contato com esse produto é que ela pode se manifestar. 

É recorrente esse tipo de dermatite de contato ocorrer com níquel (encontrado em joias), fragrâncias, conservantes, plantas venenosas e alguns produtos cosméticos.


Como tratar a dermatite de contato?

Para tratar a dermatite de contato é essencial, antes de mais nada, evitar o uso da substância que está causando a reação. Hidratar frequentemente a área também é um passo essencial na recuperação da barreira cutânea da pele, a fim de devolver a saúde de uma pele sem irritações. Para isso, o creme hidratante da La Roche-Posay, o Lipikar Baume Ap+ é altamente indicado. Com o poder de reequilibrar o microbioma, ele restaura a barreira da pele, além de promover uma ação calmante e aliviar coceiras e crises de ressecamento extremo.

Lipikar Baume AP+ M da La Roche Posay


Como prevenir a dermatite de contato?

A prevenção da dermatite de contato envolve evitar o uso de produtos que apresentam alto índice de desenvolvimento do quadro, podemos citar como exemplo a Neomicina, benzocaína e alguns conservantes, mas acima de tudo manter sempre a pele e tratada e de preferência com cremes que auxiliem a fortificar a barreira da pele como o creme hidratante Cicaplast Baume B5 um Reparador Corporal da La Roche-Posay

Cicaplast Baume B5 da La Roche-Posay

Passe o hidratante nas áreas que você costuma ter dermatite de contato, dessa forma você irá fortificar a defesa natural da pele naquele local e prevenir as consequências da doença, como o escurecimento, espessamento e rugosidade da pele no local atingido pela dermatite de contato
 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Clube de Vantagens

 

 

 

 

  

Image

DRA. GABRIELLA ALBUQUERQUE
CRM: 52.71503-4

A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.

 

 

 

 
Orientation message
For the best experience, please turn your device