A pele seca, assim como os demais tipos, também precisa seguir uma rotina de cuidados. Uma das etapas mais importantes deste ritual é a limpeza, que deve ser feita de forma suave e com os produtos adequados para evitar qualquer sintoma de irritação, como descamação, manchas vermelhas e coceira. Pensando na importância deste gesto, o DermaClub montou para você, que tem a pele seca ou ressecada, um passo a passo com todas as medidas e dermocosméticos a serem utilizados. Confira e pratique!
Passo #1) Lave o rosto com um sabonete hidratante
Durante o banho ou na pia do banheiro, lave o rosto com um gel de limpeza ou um sabonete com ativos e textura hidratante. Também é importante que o produto não contenha álcool ou alguma substância que vá ressecar ainda mais esse tipo de pele. O ideal é molhar o rosto antes, passar um pouco do produto e massagear suavemente com as pontas dos dedos.
Passo #2) Enxagüe com água fria ou morna
Quem tem a pele seca não pode abusar da água quente, que age como um detergente para a barreira lipídica da pele, removendo toda a sua proteção, deixando a região sensibilizada. Desta forma, a melhor opção é lavar o rosto com água fria ou morna - que além de contrair os vasos sanguíneos, ameniza os sinais de irritação do rosto, como a vermelhidão, coceira e ressecamento.
Passo #3) Seque o rosto suavemente com a toalha
Com uma toalha de rosto bem macia - de preferência de algodão ou microfibra -, enxugue a região pressionando-a levemente sobre a pele. Não é recomendado esfregar a toalha, pois isso pode machucar o rosto, além de deixar a o local irritado - principalmente se você tiver a pele seca.
Passo #4) Remova o restante dos resíduos com uma solução micelar
Nesta posição, a solução micelar funciona como um complemento da limpeza, que ajuda a remover os resíduos que ficaram no rosto após a lavagem. Por outro lado, essa etapa também pode ser feita antes da limpeza, com a finalidade de retirar o excesso da maquiagem. Em ambos os casos, basta umedecer um pedaço de algodão com um pouco da solução micelar e passar levemente na região até que saia limpo.
Passo #5) Borrife um pouco de água termal
O último passo é borrifar um pouco de água termal para acalmar o rosto. O produto ajuda a diminuir qualquer irritação na pele após a limpeza e deixar a região mais hidratada. Depois da limpeza da pele, você pode apostar em outras etapas:
Passo #6) Hidratante potente
Agora sua pele está preparada para receber os tratamentos de pele, começando pela hidratação. Esse cuidado é muito importante, principalmente para a pele seca que tem a barreira lipídica naturalmente mais fragilizada e sofre uma perda constante de água. Por isso, aposte em um produto hidratante bem leve e com ativos altamente hidratantes, como a glicerina, as ceramidas, a niacinamida e a água termal, que ajudam a fortalecer essa barreira de proteção cutânea.
Passo #7) Protetor solar com amplo espectro
Sabemos que a proteção solar é fundamental para todos os tipos de pele, inclusive as mais secas, que tendem a ficar ressecadas, irritadas e bastante sensíveis com a exposição solar em excesso. Sendo assim, não deixe de aplicar o filtro diariamente como a última etapa do seu ritual de beleza. Aposte em um produto com amplo espectro e FPS 30, no mínimo. Se o protetor tiver cor é ainda melhor, pois previne também dos danos da luz visível.