Especialmente nos dias frios, a pele seca precisa de bastante atenção. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas o toque áspero que define essa condição: pode haver também descamação, coceira e um aspecto esbranquiçado em todo o corpo, principalmente nas pernas - regiões predispostas ao ressecamento. Mas como podemos tratar esse incômodo e manter a área saudável, macia, sem aquele aspecto craquelado? O DermaClub separou algumas dicas para você. Confira!
Por que a pele das pernas fica tão ressecada?
A pele seca recebe este nome por ser naturalmente carente da reposição de água, ou pela diminuição da sua capacidade em reter sua água naturalmente presente, o que significa que esse tipo cutâneo é predisposto ao ressecamento e à sensibilidade, inclusive nas pernas. Quando não hidratamos essa região, ficamos com uma pele muito ressecada, craquelada, com coceira e aspecto esbranquiçado. Todo esse cenário acaba piorando no inverno ou quando tomamos banhos quentes e demorados.
Como tratar o ressecamento das pernas e evitar o aspecto branco?
Em primeiro lugar, é importante hidratar a região, assim como todo o corpo, todos os dias. Aposte em um creme ou loção hidratante com ativos que ajudam a repor a quantidade de líquido necessária à pele e a fortalecer a barreira cutânea, como as ceramidas e o ácido hialurônico.
PRODUTOS RELACIONADOS
Outros cuidados que auxiliam a manter a pele hidratada é evitar banhos muito quentes e demorados, usar um sabonete neutro sem parabenos ou substâncias que ressecam a pele e ingerir pelo menos dois litros e meio de água diariamente para hidratar o corpo de dentro para fora.
O que acontece quando se hidrata a pele todos os dias?
- Prevenimos o ressecamento da região;
- O envelhecimento precoce se torna um problema mais distante;
- A pele se torna mais forte;
- A pele fica menos sensível.
Publicada em: 27 de Agosto de 2018
Modificada em: 27 de Julho de 2021