Ela não é só seca, nem oleosa - na verdade, a pele mista é uma junção dessas duas características bem marcantes do rosto. Com a zona T (formada pela testa, nariz e queixo) oleosa e o restante mais ressecado, o principal objetivo de quem tem esse tipo de pele é encontrar o equilíbrio entre essas duas condições. Assim, é possível evitar problemas de sensibilidade, surgimento de espinhas e cravos na região.
Quer entender qual é a melhor rotina de cuidados para a pele mista? Quais produtos são mais indicados nesse caso? O DermaClub conversou com a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, que deu as melhores dicas!
1. O que é a pele mista? Entenda as principais características desse tipo de pele
De acordo com a médica, a pele mista é aquela pele que apresenta pontos de oleosidade na face, principalmente no nariz, testa e bochechas, e, ao mesmo tempo, possui características gerais de ressecamento como a perda de viço e elasticidade, rugas finas e até mesmo pontos de descamação.
2. Problemas da pele mista
Pessoas que apresentam esse tipo de pele, possuem uma certa dificuldade de encontrar produtos que combinam com a sua rotina de cuidados. “Alguns pacientes ficam com o rosto oleoso demais, piorando a acne, e outros não percebem nenhuma melhora significativa”, disse.
Além disso, outro problema bem comum é a falta de hidratação da pele mista. Muita gente pensa que a região não precisa ser hidratada devido à oleosidade em pontos específicos do rosto e acaba excluindo essa etapa da rotina de beleza facial - o que é errado. Na maioria das vezes essa produção de sebo excessiva significa a falta de hidratação, sabia? Então, para evitar as espinhas e oleosidade, aposte em um hidratante facial com textura leve.
3. Cuidados com a pele mista
Um dos maiores cuidados que todo paciente com a pele mista precisa ter é a higienização adequada. “Devemos usar sabonetes que atuem de forma mais eficaz controlando a oleosidade. E, o mais importante, procurar produtos que ajudam a proteger e hidratar a pele sem ativos altamente gordurosos e oclusivos, para não “pesar” na pele, aumentando produção do sebo,”, disse a dermatologista. O ácido salicílico é um ótimo ativo para limpeza da pele mista, por exemplo.
+ 6 cuidados que devemos ter com a pele mista:
1) Usar produtos para controle de oleosidade, como os ácidos, apenas nas áreas críticas;
2) Usar hidratantes não gordurosos diariamente deixa a pele menos sensível e aumenta a tolerabilidade dos produtos;
3) Optar por ativos menos irritantes ;
4) Evitar extremos: produtos muito gordurosos para hidratar áreas secas ou produtos muito agressivos nas áreas oleosas;
5) Aplicar sempre camadas finas dos produtos;
6) Optar por soluções de limpeza suaves, como as soluções micelares para higienizar o rosto.
4. Passo a passo: rotina simples de cuidados com a pele mista
1º passo) Lave o rosto com um sabonete que remova o excesso de oleosidade sem deixar a pele ressecada e sensível;
2º passo) Aplique um hidratante suave, de preferência com textura gel ou sérum e ingredientes naturais e hidratantes, que ajudam a manter a pele hidratada sem pesar;
3º passo) Aplique um filtro solar com toque seco para controlar a produção de oleosidade ao longo do dia e proteger a região da radiação solar e luz visível.
5. Sabonete para a pele mista
Como foi explicado antes, o sabonete ideal para a pele mista é aquele que limpa bem o rosto, removendo os resíduos e excesso de oleosidade, sem deixar a região ressecada.
Produtos relacionados
6. Hidratante para a pele mista
Os hidratantes em gel ou sérum são os mais indicados para pele mista... “Produtos com controle de oleosidade podem possuir ativos como chá verde, resorcinol e alfahidroxiácidos”, explicou.
Produtos relacionados
7. Protetor solar para a pele mista
O filtro solar deve ter ativos que controlem a oleosidade da pele mista. A Drª Gabriela indica os filtros da La Roche-Posay que possuem a tecnologia Airlicium: “são partículas de sílica que atuam na matificação do toque. Além disso, o produto ajuda no controle da oleosidade”, explica.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 26 de Junho de 2019
Modificada em: 22 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!