A zona T é muito conhecida por quem tem pele oleosa ou mista, já que costuma ser a região mais brilhante e oleosa do rosto. Para controlar a produção de sebo, é preciso entender suas características e usar produtos específicos. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, Paraná, que explicou tudo sobre a área e como devem ser os cuidados. Confira!
Saiba onde é a zona T e quais as principais características dessa região
De acordo com a médica, a zona T compreende a testa, nariz e queixo. “A área concentra a maior quantidade de glândulas sebáceas do rosto e, por isso, geralmente, é o local mais oleoso. É por esse motivo também que doenças de pele que têm por essência a oleosidade, como a acne e a dermatite seborreica, são muito comuns na região”, explicou.
Entenda como devem ser os cuidados com a zona T
Para a especialista, o ideal é que os produtos atendam as necessidades da pele de cada indivíduo. “Como a área tende a ser mais oleosa, podem ser usados sabonetes específicos para o controle da produção de sebo, como os géis ou dermocosméticos com ácido salicílico”, esclareceu.
PRODUTOS RELACIONADOS
Descubra como tratar e disfarçar os poros e brilho da região
Segundo a dermatologista, a melhor solução é apostar no tratamento correto do rosto. “Ter uma rotina de cuidados - ou seja, usar os produtos adequados - já diminui a oleosidade, que é a grande estimuladora da acne e dos poros dilatados”, disse.
Por outro lado, existem dermocosméticos que são usados para atenuar o aspecto visual. “Esses itens possuem ativos de efeito matificante, que diminui o diâmetro dos poros, confere efeito primer para a maquiagem, reduzindo o brilho da pele. O ideal é usá-los antes do filtro solar”, concluiu.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 27 de Julho de 2016
Modificada em: 20 de Junho de 2022

palavra do dermatologista
DRA. LUCIANA KALACHE
CRM: PR025411
Médica formada pela Universidade Federal do Paraná, realizou residência de Clínica Médica no Hospital de Clínicas da UFPR e especialização em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, participa de vários congressos anualmente, além de ministrar aulas em eventos de importância nacional e estadual. Atua na área de dermatologia clínica e cirúrgica, atendendo crianças e adultos no tratamento dermatológico médico e estético.palavra do dermatologista
