Main content

Poros dilatados: dermatologista explica como prevenir e tratar

Entenda o que são poros dilatados e como prevenir ele na pele. Saiba como cuidar da pele oleosa e crie uma rotina de skincare ideal para o seu tipo de pele. Veja as dicas de Dermaclub para criar sua rotina de cuidados com a pele.
10 jul 2017

Os poros dilatados na pele não apresentam riscos à saúde, mas podem incomodar devido ao visual e ao aumento da oleosidade do rosto. Para entender melhor por que os poros dilatam, como evitar e tratar o problema, o Dermaclub conversou com a dermatologista Valéria Marcondes.


O que são poros dilatados?


Os poros dilatados podem ser caracterizados pela abertura maior desses orifícios por conta do acúmulo de sebo e células mortas na região. Os poros dilatados são mais comuns nas peles oleosas e mistas que sofrem com a produção excessiva de oleosidade. No geral, os poros dilatados aparecem mais na zona T, que compreende a região da testa, nariz e queixo. Essas aberturas ficam mais aparentes por conta do excesso de oleosidade e o acúmulo de resíduos na pele - como maquiagem, poluentes e outras sujeiras. 

Quais são as causas dos poros dilatados?


Os poros dilatados não causam nenhum risco à saúde, mas podem incomodar bastante. De acordo com a médica, os poros abertos ficam assim devido ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. “O acúmulo de resíduos na superfície da pele - como poluição e maquiagem - também leva à dilatação”, explicou. Dessa forma, os poros dilatados deixam a pele com uma aparência mais oleosa e menos uniforme.

Os poros dilatados só aparecem na pele oleosa?


Os poros dilatados são mais comuns em quem tem a pele oleosa, acneica e mista. Eles estão localizados nas áreas que produzem mais sebo e possuem pelos mais finos, como a zona T do rosto - testa, nariz e queixo. Entretanto, isso não significa que os outros tipos de pele estão livres desse problema. Por isso, é importante sempre manter atenção e seguir a sua rotina de skincare à risca para manter os poros fechados.

Quais fatores contribuem para o aumento dos poros nas peles oleosas?


Alguns fatores são determinantes para o aumento dos poros dilatados na pele oleosa, o principal está relacionado com a oleosidade excessiva da pele que pode ser agravada por fatores como alimentação, falta de cuidados corretos ou condições hormonais e genéticas. Abaixo, separamos os principais motivos que contribuem para o aumento dos poros na pele oleosa. 

Produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas


A produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas pode ser motivada por fatores hormonais e genéticos. A alimentação rica em alimentos gordurosos e com açúcares atrelada com a ausência de alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes contribuem para o aumento dessa função. A falta de limpeza facial, ou o excesso, e o uso de produtos que não são recomendados para o seu tipo de pele também podem contribuir para o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Acúmulo de sujeira, maquiagem e células mortas nos poros


Além do acúmulo de sebo, outro fator que contribui para o desenvolvimento dos poros dilatados no rosto é o acúmulo de sujeira e impureza na pele. É essencial fazer a limpeza facial duas vezes ao dias, na skincare diurna e noturna. Para isso, utilize o Gel de Limpeza Effaclar Concentrado ou o Gel de Limpeza Normaderm para garantir uma limpeza facial eficiente.

A limpeza facial é primordial para  a pele, para receber os outros tratamentos da rotina de skincare e para contribuir para a remoção das sujeiras e impurezas da pele. Com ela é possível retirar resíduos de poeira e poluição adquiridos ao longo do dia e a maquiagem, garantir que o rosto fique livre dessas substâncias. 

Envelhecimento da pele e perda de elasticidade


O envelhecimento celular é outro fator que contribui para o desenvolvimento dos poros dilatados. Isso porque com o passar do tempo o organismo perde ou tem algumas funções enfraquecidas, entre essas funções está a elasticidade do rosto pela diminuição de ativos como o colágeno e o ácido hialurônico. Dessa forma, com a pele mais flácida, o rosto perde elasticidade e os poros ficam dilatados. 

Como prevenir os poros dilatados?


A médica recomenda a limpeza da pele com produtos seborreguladores, a aplicação de hidratante oil-free e o uso diário do protetor solar específico. “é importante lembrar que não se deve lavar o rosto em excesso para não ocasionar o efeito rebote, no qual o corpo interpreta que a pele está sem hidratação suficiente e acaba produzindo mais oleosidade para reequilibrar, piorando o aspecto dos poros dilatados”, disse.

Limpeza adequada da pele 


Ter uma limpeza de pele adequada é essencial para controlar os poros dilatados do rosto. Por isso, é essencial manter a rotina de limpeza de pele durante a skincare diurna e skincare noturna da pele. Com a limpeza é possível remover as impurezas da pele e controlar a oleosidade do rosto. Para limpeza facial, aposte no  Gel de Limpeza Effaclar Concentrado ou o Gel de Limpeza Normaderm.

Hidratação equilibrada


A hidratação da pele é essencial para controlar a oleosidade excessiva do rosto e garantir que a pele fique nutrida. Para pele oleosa, é essencial escolher hidratantes leve e de fácil absorção para garantir hidratação sem aumentar a oleosidade. Para hidratação aposte no Effaclar Sérum ou o Sérum de Ácido glicólico de La Roche-Posay.

Uso de protetor solar para proteger a pele sem obstruir os poros


O protetor solar facial também é essencial para proteger a pele dos raios solares e reforçar a hidratação da pele. Para pele oleosa, aposte no protetor solar com textura fluida e ação antioleosidade. Para proteção solar eficiente, aposte no Protetor Solar Facial Anthelios Airlicium

Como tratar os poros dilatados?


Para quem já possui os poros dilatados, a recomendação da médica é a visita regular ao dermatologista regularmente. Somente este profissional vai indicar os melhores tratamentos para cada caso, como o uso de produtos com ácidos da família dos alfa-hidroxiácidos - ácido glicólico e derivados do ácido retinóico, assim como o retinol e retinaldeído. Para tratar os poros dilatados, procedimentos a laser e peeling químicos são eficientes para diminuir os poros dilatados. Tratamentos com ácidos e retinóides e os cuidados diários com a pele também garantem a diminuição dos poros dilatados do rosto. 

Clube de vantagens

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 10 de Julho de 2017
Modificada em: 03 de Outubro de 2023

 

Image
 

palavra do dermatologista

DRA. VALÉRIA MARCONDES
CRM: 50.283

Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Valéria Marcondes é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de membro fundadora da Sociedade de Laser de São Paulo. A especialista ainda ministra frequentemente aulas e workshops, e possui diversos trabalhos e artigos publicados em periódicos científicos, bem como inúmeras participações em congressos nacionais e internacionais. Hoje, é médica e fundadora da Clínica Valéria Marcondes, voltada para tratamentos de beleza e estética de homens e mulheres, com sedes localizadas em Alphaville e Pacaembu, São Paulo.
 
 
 

palavra do dermatologista

Image

DRA. VALÉRIA MARCONDES
CRM: 50.283

Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Valéria Marcondes é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de membro fundadora da Sociedade de Laser de São Paulo. A especialista ainda ministra frequentemente aulas e workshops, e possui diversos trabalhos e artigos publicados em periódicos científicos, bem como inúmeras participações em congressos nacionais e internacionais. Hoje, é médica e fundadora da Clínica Valéria Marcondes, voltada para tratamentos de beleza e estética de homens e mulheres, com sedes localizadas em Alphaville e Pacaembu, São Paulo.
 
Orientation message
For the best experience, please turn your device